Esporte

Roraimense vai em busca de sonho de ser pugilista olímpico


O pugilista Gabriel Araújo dos Santos, categoria Juvenil 17 anos, atleta da Associação Gigantes de Aço, é mais um boxeador de Roraima que terá a chance de adquirir conhecimentos em uma das escolas de boxe de maior prestígio do Brasil, o Coliseu Boxe Center, em Guarulhos, interior de São Paulo. O atleta embarca nesta segunda-feira, dia 10, em busca do sonho de se tornar atleta olímpico, segundo informou seu pai e treinador, Adailton Azevedo.

Gabriel começou a treinar boxe há cinco anos, quando tinha 12 anos, sob influencia do pai, que é ex-pugilista e hoje é seu treinador, junto com Mikail Reis, e principal incentivador do atleta.

“Ele começou a treinar no projeto que se chama Associação Gigantes de Aço e está lá até hoje, mas houve este convite e ele vai buscar realizar seu sonho de ser atleta olímpico”, afirmou.

Ele conta que Gabriel é bicampeão estadual, e já participou de dois campeonatos Brasileiros em 2018, em Cuiabá-MT, e em 2019 em Esteio-RS.

“Gabriel está indo morar em São Paulo após de ter sido convidado pelo o principal treinador do Coliseu, o Jefferson Acácio, que o viu lutar no Campeonato Brasileiro, além das dificuldades que temos em Roraima de encontrar patrocinadores para manter o atleta focado nos treinos e com a certeza de ter ajuda de custo para logística e passagens para representar o Estado”, disse Adailton Azevedo.  

O treinador destacou Gabriel como um pugilista de boxe limpo, técnico e muito rápido.

“Ele encanta a todos com seu estilo de lutar”, disse.

Quanto aos estudos, Adailton informou que Gabriel fez o 2º ano na Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto e vai cursar o 3º ano do Ensino Médio em São Paulo. “No contrato prevê que o atleta vai dar continuidade aos estudos lá mesmo, em Guarulhos-SP, em uma escola próximo ao Coliseu, onde vai ficar alojado junto a outros atletas de outros estados que estão treinando lá”, disse.

À Folha, o treinador Mikail Reis, responsável pelo projeto Gigantes de Aço, falou do Gabriel. “Acredito que no Coliseu ele vai evoluir, ter foco e pegar uma seleção olímpica ou da Marinha, que é o objetivo da grande maioria que treina boxe competitivo hoje em dia”, disse.

Gabriel é de família de campeões de boxe. Seu irmão, Thiago Santos, foi medalhista no Campeonato Brasileiro de Boxe, categoria Cadete 60kg, em 2017. Tiago continua em atividade, agora na categoria Elite 69kg, na Associação Gigantes de Aço. (R.R)