Esporte

Roraimenses concluem prova do Ironman pela segunda vez 

Se tem uma disputa com longa quilometragem é o Ironman, uma prova de Triathlon que tem em sua totalidade um percurso com 225,8 km. No último domingo, 26, os roraimenses Igo Brasil e Aurélio Toaldo participaram do desafio e concluíram a prova na edição de Florianópolis-SC. O resultado foi comemorado por ambos.

Para de ter uma ideia da dimensão do Ironman, os dois atletas tiveram que encarar a prova com percurso padrão de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. 

Os dois atletas foram para sua segunda participação nesta mesma prova. Em 2017, Igo se tornou o primeiro roraimense a cumprir a prova realizada em Mar del Plata na Argentina. Em 2018 foi a vez de Aurélio Toaldo, e que por coincidência foi em Florianópolis-SC. 

Em conversa com a Folha, Igo contou a nossa reportagem como foi mais este desafio, o segundo dos dois roraimenses.

“O dia estava bem aberto, um dia bonito, mas o mar estava com muita corrente. Então a prova já foi difícil desde o início, com a natação. No ciclismo, o sol castigou e na segunda volta, após o km 90 sofremos com muito vento. A corrida é a modalidade mais difícil, pois já estamos desgastados da natação e do ciclismo. Eu saí com câimbra nas pernas pra correr, mas administrei os 42 km sempre pensando em concluir a prova e se desse, diminuir o tempo da última prova. Consegui! Concluímos e eu baixei 20 minutos da prova que eu fiz na Argentina em 2017”, contou.

A forte preparação foi o que fez a diferença para Igo baixar seu tempo e ter visto seu parceiro de treino concluir mais um Ironman. Ele aproveitou e agradeceu à família e parceiros.

“Os treinos no Anel Viário, com sol e muito vento, nos ajudaram muito. Vimos pessoas desistindo e caminhando. Também fizemos alguns treinos na RR da Vila São Francisco, o que ajudou nas subidas da prova. Agradecemos a Deus pela nossa saúde e oportunidade, à nossa família pelo apoio incondicional e paciência durante o preparo, a todos os amigos triatletas, ciclistas e corredores que treinam com a gente em Boa Vista, agradecemos também aos nossos treinadores Paulinho da Sprint-SC, Thiago Vinhal MG, Marcos Fernandes da MF-SP’, disse.

“Obrigado ao espaço da imprensa em divulgar esse esporte tão gratificante. Esperamos estimular mais atletas a cumprir esse desafio, que alia o preparo físico com planejamento e preparo mental. Já estamos pensando no próximo desafio”, completou. 

Ainda em conversa com a Folha, Igo disse que tanto ele quanto Aurélio já pensam no próximo desafio. Vale lembrar que os dois atualmente ocupam cargos de gestão, Igo Brasil como presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) e Aurélio Toaldo gestor do TCU (Tribunal de Contas da União). Pensando assim, Igo deixou claro que os mesmos praticam essa modalidade esportiva como forma de vida saudável.

“Ironman não é uma prova, é um estilo de vida. Esse estilo de vida nos auxilia com uma boa saúde e no desemprenho no trabalho”, concluiu o atleta.