Esporte

Roraimenses vai disputar campeonato brasileiro de Kart 2020

Competição ocorrerá em dezembro na cidade de Birigui/SP, no Kartódromo Internacional Speed Park

Maior e mais importante competição do kartismo nacional mais uma vez terá a participação de um roraimense. Rafael Lucena está confirmado na 55ª edição do Brasileiro de Kart (BRK), que ocorrerá em dezembro na cidade de Birigui/SP, no Kartódromo Internacional Speed Park.

Excepcionalmente neste ano de 2020, por conta da situação envolvendo a pandemia de coronavírus (covid19), a competição que geralmente acontece no mês de julho, ocorrerá do dia 7 à 19 de dezembro.

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) é a responsável pela realização do evento. Até o momento, mais de 400 pilotos já estão inscritos. Rafael Lucena estará na 1ª fase do BRK, entre os dias 7 e 12 dezembro e competirá na F4 Sênior, que é uma das mais concorridas. Até o momento, os nomes de 38 pilotos estão confirmados nesta categoria.

Lucena comentou sobre este ano atípico e da motivação para correr em Birigui. “Venho de um ano de 2019 de muitas conquistas e a ideia era continuar esse desenvolvimento nesse ano e a pandemia atrapalhou todos os nossos planos, com as competições suspensas.

Com tudo isso, até por precaução e cuidados com todos e a família, pouco pude me dedicar aos treinos. Mas com a confirmação da realização do Brasileiro de Kart e com as condições favoráveis de apoio que surgiram, decidimos encarar mais esse desafio”, disse Rafael.

O piloto informou também que as expectativas são boas, mas que sabe das dificuldades e vai valer muito a experiência do ano passado e os trabalhos da sua equipe.

“Ano passado participamos pela primeira vez do BRK que aconteceu em Cascavel (Paraná), foi uma experiência nova, com bons resultados e importante para o crescimento da equipe e a minha como piloto. Acho que essa bagagem que temos vai nos ajudar a superar as dificuldades. Meu preparador já conhece a pista em Birigui, isso facilitará muito a minha adaptação e estamos ansiosos para voltar às pistas”.

Rafael Lucena é integrante da Demolidor Racing, sediada em Brasília/DF. O time irá para o Brasileiro de Kart com 2 pilotos, o roraimense Rafael e o brasiliense André Martinho (F4 Graduados), líder do ranking nacional de kart amador. Chefe da equipe, o preparador Carlos Demolidor ressaltou a importância dos trabalhos de sua equipe. “Temos que sempre nos preparar para grandes competições.

É importante como resultado para nossos pilotos e para o crescimento da equipe. O André e o Rafael andaram muito no Brasileiro do ano passado e se destacaram e chamaram atenção de outras equipes, apoiadores e todo o pessoal envolvido com o kart”, disse Demolidor. A equipe para o BRK 2020 deverá ter o apoio da mais importante fábrica de chassis do país, a Kart Mini.

Quanto a preparação, Rafael comunicou que tem passado alguns dias em Roraima, mas logo retorna as pistas e intensificará os treinos em Brasília/DF nas semanas que antecedem o evento. Lucena é o atual campeão Brasiliense de Kart da categoria F4.

Em 2019, o roraimense também foi campeão da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE), vice-campeão da Copa Planalto (regional do Centro-Oeste) e terceiro colocado do Campeonato Goiano. O piloto conta com o apoio da Ora Telecom, Global Produções e Barbearia do Seu Jorge.