Esporte

São Raimundo-RR encara o Cruzeiro pela 1ª fase da Copa do Brasil 

Mundão estreará diante da Raposa que foi rebaixada neste para o Brasileirão Série B; Partida será em jogo único em Boa Vista com vantagem do empate para os mineiros  

O São Raimundo-RR já conhece seu adversário da primeira fase da Copa do Brasil 2020, trata-se do Cruzeiro. Mundão irá receber a Raposa em Roraima em jogo que abrirá a temporada de ambos os clubes. Ao todo, 80 equipes conheceram seus adversários na rodada que abre a competição nacional prevista para os dias 5 e 12 de fevereiro. O sorteio dos confrontos foi realizado nesta quinta-feira (12) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).  

Neste ano, o São Raimundo-RR representou o Estado na mesma competição, seu adversário foi o América Mineiro. Por não ter um estádio que atendesse os requisitos exigidos pela CBF, a partida ocorreu no Campo da Vila Olímpica Roberto Marinho, porém, sem a comercialização de ingressos, ou seja, sem presença do torcedor. Na oportunidade, o Mundão empatou em 0 a 0 e viu o Coelho comemorar a vaga na fase seguinte. 

Treinador do São Raimundo, Chiquinho Viana falou do momento do seu adversário, mas alertou pela falta de Estádio para receber o espetáculo com a presença do torcedor do clube. 

“Um grande adversário, talvez o mais difícil do pote. Cruzeiro tem história, inúmeras Copas do Brasil, Brasileiros, está no momento difícil, só que isso vai melhorar, pode ter certeza”, disse. 

“Não temos estádio, o poder público não dar essa contribuição ao esporte. Nós só queríamos ter uma praça pública para jogar e nós não temos e a gente esbarra nisso”, afirmou. 

“Queríamos muito partilhar isso com a torcida roraimense. Seria um momento maior, das pessoas estarem do nosso lado. Sabemos que é uma coisa muito difícil, uma partida que seria a dos sonhos. Queríamos partilhar isso com as pessoas, torcedores para ver a dimensão que está hoje o São Raimundo”, declarou o comandante. 

Nesta primeira etapa, a disputa por um lugar na fase seguinte será em jogo único com vantagem do empate para a equipe visitante, melhor colocado de acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na segunda fase, os mandos de campo já estarão definidos conforme o sorteio de ontem. Em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.

A partir das oitavas de final, entram na competição os clubes classificados para a taça Libertadores da América (Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians) e os campeões da Brasileiro Série B (Bragantino), Copa do Nordeste (Fortaleza) e Copa Verde (Cuiabá).  

FALTA DE ESTÁDIO – O Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, principal estádio de Roraima passa por uma reforma desde de 2012. São mais de sete anos de reforma.  No fim de novembro, a Folha de Boa Vista fez uma reportagem sobre o local. De acordo com a Seinf (Secretaria de Infraestrutura), o Canarinho está com 72% de sua obra completa e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2020, porém, não citou uma data exata. As alternativas para o São Raimundo receber a Raposa em Boa Vista passam a ser o Estádio Ribeirão ou a Vila Olímpica Roberto Marinho. 

O ADVERSÁRIO – O Cruzeiro vive uma crise interna. Prova disso foi o primeiro rebaixamento de sua história do Campeonato Brasileiro Série A para a Série B. Em 2020 a Raposa irá disputar a segunda divisão do futebol brasileiro. 

O Cruzeiro é conhecido no país como clube copeiro e a prova disso são duas Libertadores (1976 e 1997), uma Sul-Americana (1998) e só de Copa do Brasil são seis títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018).