Esporte

São Raimundo vence Atlético-RR e conquista título no Sub-17

Após sair atrás do marcador, o Mundão conseguiu o empate e levou a melhor nos pênaltis sagrando-se campeão Estadual.

A expectativa de um grande jogo foi confirmado na final do primeiro Campeonato Roraimense de Futebol Sub-17 da FRF (Federação Roraimense de Futebol) realizada na manhã desde domingo, 14, na Vila Olímpica.  São Raimundo-RR derrotou o Atlético Roraima por 3 a 1 nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Mundão saiu atrás do marcador no primeiro tempo e na segunda etapa arrancou o empate.

Este foi o terceiro encontro entre os dois clubes na competição com duas vitórias para o Atlético Roraima e a história parecia se repetir, mas a vitória foi alviazulina. O primeiro tempo foi todo Tricolor, tanto que Thyrson e Dal marcaram, o primeiro e segundo gol, respectivamente. 

Nem o mais otimista torcedor do Mundão esperava uma reação mais rápida. Primeiro minuto, e o árbitro Roberval Pereira marcou pênalti a favor do Mundão. O responsável pela cobrança foi o camisa 9 Elmi  que cobrou e converteu. 

O gol inflamou a decisão. São Raimundo-RR ganhou confiança e partiu pra cima do adversário em busca do empate. Se no primeiro tempo a torcida tricolor era a mais animada nas arquibancadas, na etapa final quem empurrava o time era a do Mundão. 

O empate veio aos 18 minutos com Guilherme em conclusão em gol numa meia bicicleta  o que enlouqueceu a torcida com o tento de empate em 2 a 2.

Daí pra frente o jogo que estava quente ganhou mais intensidade com proximidade do fim da partida. Passado meia hora de jogo, um torcedor invadiu o campo ameaçando a arbitragem do jogo. A paralização durou três minutos e teve que ser contido pela Guarda Municipal. Confusão a parte, o duelo foi reiniciado, então, tricolores e alviazulinos buscavam o gol que evitaria os pênaltis. Não deu outra, a decisão teve que ser nas penalidades.

Os garotos foram as cobranças e quem se deu melhor foi o São Raimundo que chegou ao título ao derrotar o adversário por 3 a 1.

DESTAQUES – O craque do campeonato foi Thirson do Atlético Roraima e a revelação do Estadual foi Kauã com 15 anos e que  defendeu as cores do GAS (Grêmio Atlético Sampaio). Campeão, Elmi foi o artilheiro com 7 gols marcados.

Resenha pós-jogo: Confira o que disseram os envolvidos 


Final do primeiro Campeonato Roraimense ocorreu na Vila Olímpica. (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

A Folha de Boa Vista conversou com alguns dos principais nomes do jogo do título do São Raimundo. Primeiro conversamos com o goleiro Gago do Mundão. Ele defendeu uma das cobranças da conquista alviazulina.

“Queria primeiramente agradecer a Deus, ao  São Raimundo, ao meu treinador Madson e minha mãe que me deu essa sorte hoje. Já sou pegador de pênaltis, aí os caras [colegas] fazem o deles e eu faço o meu e eu pego. O mundo dá voltas, ninguém tem bola de cristal pra saber quem vai ganhar. Quem ganha é quem faz gols e nós fomos felizes hoje”, disse o arqueiro campeão.

Ao lado do gramado, conversamos com Guilherme – camisa 11 – que fez o gol do empate e converteu a última cobrança que deu o título. Emocionado, ele conversou com a reportagem, e mesclou desabafo e a entrega do time na reviravolta na competição e na final. 

“Eles [adversários] já diziam que o título era deles. Que tava ganho. Nos unirmos, lutamos e conseguimos. Só tenho agradecer a minha equipe, os meninos, o Madson [treinador]. Foi difícil, complicado, mas no jogo que valeu a gente foi melhor e fomos campeões. Foi garra, teve raça, muita motivação, foi superação”, afirmou. 

Já Madson Lima era só animação com o título de sua equipe.

“Primeiramente agradeço a Deus, que me dá força, saúde pra trabalhar todos os dias e segundo eu só tenho agradecer a esses garotos que fizeram uma campanha boa. Não vou dizer que foi ótima porque perdemos duas vezes pra eles [Atletico Roraima] mas quando valeu o título os meninos deram a volta por cima. Eu não sou nada, toda essa festa são deles que são os jogadores. Eu tô aqui só pra ajudar”, contou o treinador.

Apesar de não conquistar o título, o Atlético Roraima encerrou a competição invicta. Foram três vitórias no primeiro turno e dois empates e uma vitória no returno. O treinador Vanderlãn dos Santos fez questão de lembrar a campanha.

“Terminamos de forma invicta, não perdemos um jogo. A final foi decidida no detalhe. Começamos bem, abrimos 2 de vantagem e não coseguimos segurar. São garotos, tem a parte psicológica. Infelizmente tivemos o desprazer de perder a competição nos pênaltis aí eles [Mundão] foram melhores. Mas chegamos no final invictos, nada que tire o mérito da minha equipe”, disse.

São Raimundo será Roraima na Copa do Brasil Sub-17


Final Estadual foi decidida nas cobranças de pênaltis. (Foto: Bennison de Santana/Folha BV)

Campeão, o São Raimundo-RR será o representante de Roraima na Copa do Brasil Sub-17. Com duelo nacional marcado para o dia 4 de agosto, o Mundão irá enfrentar o Ceará em Fortaleza/CE.

Confira os elencos finalistas:

CAMPEÃO 

São Raimundo: Gago, Mateus, Pedro, João, Argentino, Sander, Thayrick, Sued, Elmi, Daniel, Ruan, Rafael, Kenedy, Gustavo. Marquinhos, Uiramutã, Adelson, Galinho, Marcos, Guilherme, Leandro e Eduardo. Técnico: Madson Lima.

VICE-CAMPEÃO 

Atlético Roraima: Camilo, Edu, Gabriel Augusto, Gabriel Victor, Jean, João Paulo, João Victor, Josyas, Juliano, Kayo, Kevin, Luan, Marcelo, Márcio, Nasser, Dal, Pedro, Ruan, Sabá, Thyrso, Vitão, Vitinho e Zacarias. Técnico: Vanderlã dos Santos.