Esporte

Seleção de RR retorna com 1 recorde e 4 finais disputadas

Roraimenses disputaram as provas no Parque Aquático Maria Lenk, um dos mais importantes do país.

A Seleção de Roraima participou do Campeonato Brasileiro Escolar de Natação que ocorreu nos dias 23 e 24 deste mês no Parque Aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro. Apesar de não ter um ouro sequer, os roraimenses brilharam na competição, estiveram em quatro finais na competição nacional e retornaram ao Estado com muito a comemorar.

Um dos destaque da delegação roraimense foi o atleta Erik Rabelo da Escola Claretiano. O nadador estabeleceu um novo Recorde Estadual em Roraima pela categoria Juvenil na prova 200m Medley com o tempo de 2’26,95”. A marca anterior pertencia ao próprio atleta, com tempo de 2’27,16”, desde semana passada, obtido no Troféu Boto Preto.

Conversamos com exclusividade com Kamyla Brasil, umas das técnica da seleção. Ela contou que apesar de não ter vindo uma medalha o desempenho dos roraimenses foi surpreendente. 

“A nossa participação foi incrível, acho que o fato o fato de você participar de um campeonato Brasileiro no maior parque aquático do Brasil, foi super importante para os meninos, super significativo. Eles conseguiram bons resultados, principalmente na categoria escolar, conseguiram excelente resultados, estando entre os 10 melhores. O Kaio que ficou em 5º no livre, teve o Erik que nadou quatro provas e conseguiu pegar três finais tudo em um único dia, então eles se superaram da melhor maneira possível. Acredito que foi uma participação muito positiva e a gente teve um resultado surpreendente”, disse.

Antes da disputa no Rio de Janeiro, a delegação de Roraima foi surpreendida no embarque no Aeroporto de Boa Vista devido a Lei 13.812 publicada em 16 de março de 2019, em que o artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos não poderá viajar para fora da região onde reside, desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial e que passou a vigorar naquele dia e que impediu a viagem dos atletas. 

Perguntado se o transtorno no embarque em Roraima teria sido um fator decisivo no resultado a treinadora cravou: 

“A gente ficou bem perto de uma medalha. A gente sabe que Roraima está bem distante da realidade do cenário nacional, mas a gente foi com grande chance na categoria escolar, então assim, ninguém nada quatro provas em um único dia, é muito difícil porque o desgaste físico é muito grande e nós tivemos que fazer isso em virtude desse atraso, então eu tenho certeza que foi determinante, não sei se pra uma medalha que a gente nunca sabe o que pode acontecer, mas com certeza a gente poderia ter um resultado bem melhor”, declarou.


RESULTADOS DOS ATLETAS RORAIMENSES

CATEGORIA: ESCOLAR – Escola Estadual Camilo Dias: Kaio Lopes: 5° 50 Livre 25″85; Erick Fidelis: 6° 100 Costas 01’10; 8º 100 Borboleta 01’05″80.

Erik Rabelo da Escola Claretiano estabeleceu um novo Recorde Estadual em Roraima pela categoria Juvenil na prova 200m Medley com o tempo de 2’26,95”. A marca anterior pertencia ao próprio atleta, com tempo de 2’27,16”, desde semana passada, obtido no Troféu Boto Preto.

O time de Roraima terminou o revezamento 4×50 Medley masculino em 5° lugar na final. A equipe foi composta pelos atletas da Escola Camilo Dias, Kaio Lopes, Vanesson da Ativa ,Kleberson Silva e Erick Fidelis, no qual finalizaram com o tempo de 02’01″06.

Outros atletas que integraram a seleção de Roraima foram: Yasmim Barbosa – IBR; Letycia Gentil – Aplicação; Nenzo Gomes – Aplicação; Alvaro Barbosa – Lobo D’almada; Guilherme da Silva – Adventista. 

A equipe foi comandada por Kamyla Brasil – Técnica; Silvio Monteiro – Técnico; Gean Oliveira – Técnico; Claudia Oliveira – Chefe de Delegação.

*** Matéria atualizada às 18h56 retificando a colocação de Roraima na competição nacional.