Esporte

Seleções Roraimenses de Voleibol irão disputar a 1ª Divisão

O ano de 2019 foi marcado pelo avanço das Seleções de Roraima, com títulos e pódios na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções 

A temporada 2019 foi mais que especial para o voleibol de base de Roraima. Quatro seleções disputaram eventos nacionais da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e saíram com resultados expressivos com time campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados. Com isso, ambos irão disputar a 1º Divisão do vôlei brasileiro em 2020.

Atletas dos clubes filiados a FRV (Federação Roraimense de Voleibol) foram convocados, uniram forças e colocaram o Estado na 1ª Divisão do voleibol brasileiro. De acordo com a entidade o feito é inédito. 

O ano foi mais que especial para a base do voleibol roraimense no feminino e masculino nas disputas nacionais, sobretudo no segundo semestre. Quem puxou a fila foi a Seleção de Roraima Juvenil que em agosto disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-19 (2ª – Divisão) em Maceió-AL. Os roraimenses fizeram bela campanha, mas apesar de brigar pelo bronze ficaram na quarta colocação.

No mesmo mês foi a vez da Seleção de Roraima Infantil defender a bandeira do Estado. O time foi à Rio Branco-AC e com uma campanha proveitosa voltaram do Acre com a medalha de bronze no peito e o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 (2ª – Divisão). 

No fim de setembro e início de outubro, Boa Vista foi sede do Campeonato Brasileiro de Seleções Femininas Sub-16 (2ª – Divisão). Em casa a Seleção de Roraima Infantil foi campeão de forma invicta e fizeram a festa dentro de seus domínios com a conquista do título. 

Fechando a série, foi a vez da Seleção de Roraima Infantil feminina brilhar. O time foi a São Martins-ES e apesar de não voltar ao Estado com o título voltou para casa como vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18 (2ª – Divisão). 

De acordo com o regulamento das competições da CBV, os três primeiros colocados sobem de divisão. Apesar da 4ª colocação no Juvenil Infantil Roraima herdou a vaga da categoria na 1ª divisão.

A temporada 2020 contará com quatro representantes nas disputas de base com as equipes masculinas Infantil Sub-17 e Juvenil Sub-19, e femininas Infantil Sub-16 e Juvenil Sub-18.