Esporte

Semana inclusiva terá atividades Paradesportivas

Um dos objetivos do projeto é a compreensão das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência

Integração e socialização serão reforçados durante a programação do ParaCopa-JinSesc 2019. Até o próximo sábado (25), o Sesc realizará uma semana cheia de atividades paradesportivas provendo a inclusão e a sensibilização entre alunos, professores e público em geral. Com jogos, oficinas e palestras, um dos objetivos do projeto é a compreensão das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência (PCD).

Durante os cinco dias, diversas atividades serão desenvolvidas com os participantes, e dentre elas estão as competições interclasse de futsal, handebol e voleibol, por exemplo. De acordo com Aldevan Reis, supervisor do desenvolvimento físico e esportivo, as atividades físicas possibilitam novas vivências à população, além de colaborar com a autoestima e inclusão das pessoas com deficiência dentro do âmbito escolar.

“O Sesc, diante de sua função social, disponibiliza condições favoráveis para uma ação de sensibilização aos atendimentos voltados à população deficiente”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – O evento se divide em três partes: sendo a primeira, a partir do dia 20 (segunda-feira), com intervenção entre os colaboradores, atividades envolvendo cadeiras de rodas em rampas, pisos táteis, muletas e outros equipamentos. Já em um segundo momento, no dia 22 (quarta-feira), a partir das 9h, acontece a abertura oficial dos jogos interclasse. Atividades como capoeira, tênis de mesa, bocha adaptada, voleibol sentado, futebol de 5 e oficina de psicomotricidade, serão ofertadas aos alunos durante os dias 22, 23 e 24, no período da manhã e da tarde.

Para o encerramento do evento, três palestras serão ministradas ao longo da manhã do dia 25 (sábado), das 8h30 às 11h40, para abordar temas como ‘a deficiência física e suas possibilidades’, patologias e natação para deficientes físicos. O seminário será aberto para toda a comunidade, e totalmente gratuito.