Esporte

Tiradentes é destaque nas categorias de base de futsal em RR

Nos últimos anos o Tiradentes tem se destacado em meio aos grandes clubes do futsal roraimense com conquistas de diversos títulos estaduais. Em 2019, o inconfidente sagrou-se tricampeão estadual nas categorias sub-12 e sub-13. 

São mais de 180 atletas atendidos pelo clube em equipes das categorias dos 7 aos 14 anos de idade. Os inconfidentes são talentos oriundos de seletivas que moram em Boa Vista e alguns do interior do Estado. 

Além dos títulos em Roraima, no final do ano, o Tiradentes participou do interestadual, em Manaus-AM, nas categorias sub-9 e sub-11.

De acordo com dados do clube, desde 2016 são 26 finais disputadas e 18 títulos conquistados. Em 2018, o inconfidente disputou oito competições da FRFS. Delas, foi campeão em cinco: o Tiradentes ergueu a taça nas categorias Sub-8, Sub-9, Sub-11, Sub-12 e Sub-13. Além disso, foi vice-campeão no Sub-20 e Sub-10 e ficou em terceiro lugar no Sub-7 e Sub-14. Em 2019 disputou duas competições e foi tricampeão no Sub-12 e Sub-13.

Em 2017 o inconfidente disputou a Taça Brasil de Futsal Sub-11 da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). Já no ano passado não disputou a mesma competição por falta de recursos. Neste ano, o Tiradentes está credenciado a participar da Taça Brasil Sub-13.

“Hoje temos apoio dos pais dos atletas nos nossos projetos. O que desanima é a falta de apoio da iniciativa pública, pois são pouquíssimos e seletos projetos de apoio ao esporte em geral. Uma maior participação dos empresários com patrocínio e principalmente a organização de quem faz o futsal acontecer, tanto nas categorias de base quanto no adulto masculino e feminino”, declarou Igor Rosas, vice-presidente do Tiradentes.

O clube tem no planejamento a realização de uma seletiva até o fim deste mês e busca, até aqui, conseguir um local fixo para os treinamentos. Outra meta é renovar com os patrocinadores e acertar com novos parceiros para dar continuidade ao trabalho com seus atletas, dentro e fora das quadras. O intuito é intensificar intercâmbios com outros estados para fortalecer ainda mais o nível técnico e tático de suas equipes.