Cotidiano

Titular do Vasco, goleira de Roraima se prepara para o Campeonato Carioca

Flor atuou em sete partidas pelo Vasco na segunda divisão do Campeonato Brasileiro deste ano, a Série A2. Vasco é tetracampeão brasileiro e não conquista o Estadual há oito anos

Jaine Souza Miranda, conhecida como Flor, tem 23 anos, e é a goleira titular do Vasco, tetracampeão brasileiro e nove vezes campeão carioca. Ela saiu do bairro Aeroporto para tentar carreira no time de São Januário. Agora, se prepara para a estreia do Campeonato Carioca deste ano, marcada para 25 de setembro, ainda sem local e data definidos. Desde 2013, o clube não conquista o Estadual.

“Eu estou trabalhando forte para fazer um ótimo campeonato como titular e poder defender o Vasco da Gama nessa nova etapa”, disse a atleta, nascida em Santarém (PA), mas radicada em Boa Vista.


Antes de chegar ao Vasco, Flor foi sondada pelo Fluminense (Foto: Arquivo pessoal)

Flor atuou em sete partidas pelo Vasco na segunda divisão do Campeonato Brasileiro Feminino deste ano, a Série A2. O time foi eliminado pelo América Mineiro nas quartas de final da competição, pelo placar agregado de 3 a 2. Ela estreou exatamente no jogo de ida, quando seu time venceu 2 a 1.

“Estar hoje aqui representando o meu Estado é muito gratificante. Ter essa experiência e poder estar em um time grande. Dar orgulho para todas as pessoas que torcem por mim. Essa oportunidade significa tudo para mim. Um clube grande e que tem história. Passei por várias barreiras para chegar aqui”, disse a goleira.

Ela exalta o seu primeiro treinador, o preparador de goleiros Júnior Gomes, com quem conviveu nos primeiros passos no futebol de campo. “Foi no trabalho dele que evoluí na posição e me destaquei. Hoje, os treinadores por onde passo dão continuidade ao trabalho”.

Outra pessoa lembrada por Flor é o técnico do elenco feminino Atlético Roraima, Bennaze Rates. “Desde a minha saída do Atlético Roraima sempre me apoiou, me ajudou e me deu forças. Um cara que eu sou grata pelo trabalho dele e pelo amor que ele tem com futebol feminino. Ele foi uma das pessoas que mais me ajudou até aqui”, disse.

Além do Roraima, Flor também atuou na Portuguesa Santista (SP). Antes de chegar ao Vasco, a jogadora se destacou no Campeonato Carioca pelo Perólas Negras (RJ) e foi sondada pelo Fluminense.

“O Vasco também se interessou por mim, me deu uma condição melhor e eu aceitei a proposta deles. Tive 15 dias de testes no clube e fui aprovada […]. Estou muito feliz de poder vestir a camisa do Vasco, de um grande que tem história pelo futebol e poder realizar o meu sonho de criança, que era um dia jogar em algum clube grande”, declarou.