Esporte

Velocista roraimense relata com faz treinamento em casa

Deyvison Deluan é velocista, tetracampeão roraimense e tem como especialidade a prova dos 400 metros rasos

A rotina de treinamentos dos atletas foi completamente mudada devido a pandemia do Coronavírus. DeyvisonDeluan – velocista tetracampeão roraimense nos 400 metros rasos – relatou àFolhaBV como está realizando seus treinos em sua residência. Um dos nomes do atletismo no Estado, ele tem feito de tudo para manter a forma física. 

Sua última competição foi no dia 7 de março, na disputa do Campeonato Amazonense Geraldo Teixeira de atletismo, em Manaus-AM. Com todas as competições suspensas em decorrência da pandemia, o jeito foi improvisar com treinos em sua residência. 

“Estou treinado da forma que posso na minha casa mesmo. E estou usando um espaço de terra que tem no lado do muro. O negativo tá sendo a falta de treino forte, daquela pegada bruta que nós atletas sentimos, o positivo é que não estou parado, então não vou perder todo o treino que já havia feito. Pra manter o físico tá dando, porém, não tá sendo a mesma coisa”, contou. 

Ele falou do que esperava na temporada antes da chegada da pandemia. Um dos objetivos era alcançar o índice olímpico. “Esperava que minhas marcas fossem mais expressivas e que poderia alcançar o índice de participação nos jogos olímpicos”, disse.

O velocista relatou como ele e outros atletas estão fazendo para seguir com os treinamentos. Segundo ele, a maioria dos atletas tem feito praticamente as mesmas séries, inclusive o quarteto campeão mundial em Doha (Paulo André, Rodrigo do Nascimento, Jorge Virges e Delrik Souza), com quem o roraimense mantém contato.

“A gente está só fazendo fortalecimento, pontes isométricas, pra manter o mesmo físico e não ficar parado totalmente. Não é o mesmo rendimento que se tem quando se faz este tipo de treinamento. A gente é acostumado a treinar três ou quatro horas, naquela pegada e o corpo vai sentindo falta”, lembrou.

“Fazemos muito abdominal, exercícios de biometria, de potência, saltos, mas nada se compara ao treino real. Por semana a gente faz um treino mais forte na rua, tiro de velocidade para manter e não perder a velocidade e o treino que já foi feito”, completou.

Deluan contou como recebeu a notícia que as atividades esportivas estavam suspensas a partir de março. 

“Cara foi muito difícil por que a gente se programa pro ano inteiro e do nada isso acontece. Nós perdemos muito assim como a sociedade em geral. Nossas competições, patrocínios tudo ficou comprometido”, explicou.

CURRÍCULO – DeyvissonDeluan tem 23 anos e é especialista nos 400 metros rasos. Ele tem sido um dos nomes do atletismo no estado de Roraima nos últimos anos . O velocista é tetracampeão municipal (2016 à 2019), tetracampeão Roraimense (2016 à 2019), tetracampeão Amazonense (2017 à 2020), bronze no Norte e Nordeste (2017), campeão Regional em São Paulo (2016), campeão do Norte/Nordeste (2014) e bronze no Brasileiro (2016).