Esporte

Vivaz e Constelação fazem final 02 do Estadual Adulto 

Constelação está a um passo da 15ª conquista do título; Vivaz precisa da vitória para provocar a final 03 do Campeonato Roraimense de Futsal Adulto

Continua nesta terça-feira (12) a decisão do título do Campeonato Roraimense de Futsal Adulto – Divisão Especial entre Vivaz e Constelação. O torneio pode acabar hoje dependendo do resultado final do confronto. O time das estrelas está a uma vitória de alcançar seu 15ª título estadual e a equipe que pode evitar o feito é a alviazulina que por sua vez precisa vencer para provocar a terceira e decisiva partida. O duelo está previsto para as 20h30 no Ginásio Senador Hélio Campos. 

A disputa do título é feita na decisão melhor de três, no qual a equipe que somar cinco pontos ou mais sagra-se campeão estadual. No primeiro encontro, o famoso clássico das quadras roraimenses encerrou empatado em 3 a 3. Desta forma, a pontuação está da seguinte maneira: Constelação 2 pontos (1 pelo empate e 1 de bonificação pela melhor campanha) e Vivaz 1 pelo placar igual na final 01.

Uma vitória do Constelação dá fim ao campeonato. O time dirigido por Olano Matos é o atual campeão e busca o 15º título da competição. O Vivaz não fica pra traz. Os alviazulinos evoluíram notoriamente se compararmos a final com a fase classificatória, tanto que chegou a estar vencendo o rival, mas cedeu um empate no primeiro duelo. Os comandados de Osmar Júnior apostam nessa crescente para reverter o jogo. 

À reportagem citou a evolução do time alviazulino na final 01 e perguntou do treinador Osmar Júnior se as finais poderiam ser tratadas como outro campeonato. O comandante foi preciso na resposta.  

“Erramos menos que na fase classificatória e poderíamos ter saído com um melhor resultado no jogo 01. As finais têm características distintas da fase classificatória, mas é sim o mesmo campeonato, tanto é que o nosso adversário carrega com eles a bonificação por ter feito melhor campanha”, lembrou.

Osmar Júnior e sua equipe tentarão o triunfo para provocar o último jogo. Ele contou brevemente o que pode fazer para superar o rival e falou do crescimento do time, sobretudo no primeiro encontro.

“Minimizar ao máximo os erros com alto risco e sermos ainda mais fortes no jogo de transição. Não fugir da proposta de jogo e nem das nossas características”, frisou.

“Cresceu não pelo fato de chegarmos a ficar na frente, mas sim pelo bom nível de jogo apresentado e a convicção de que podemos jogar ainda mais”, completou. 


Vivaz e Constelação fazem juntos o clássico das quadras roraimenses (Foto: Arte-Folha BV)

Do outro lado, o treinador Olano Matos demonstrou confiança para erguer a 15ª taça estadual do clube. Ele conversou com a Folha nesta segunda-feira (11) e comentou o que espera do clássico. 

“Hoje [segunda-feira] é o nosso último treino visando esse jogo histórico, que pode entrar pra história do futsal roraimense, respeitando muito a equipe do Vivaz, mas vamos com tudo pra cima deles. Com muito equilíbrio, muita vontade e determinação e acima de tudo inteligência. Sabemos que não vai ser fácil, mas estamos trabalhando principalmente a parte psicológica que vai ser muito importante pra que a gente possa sair com a vitória que nos dá o título realmente histórico”, contou. 

“Hoje não é fácil ganhar uma vez no Estadual, imagina 15 vezes nos últimos 16 anos, então esperamos fazer um grande jogo bazeado na qualidade do nosso jogo. Um jogo de transição rápida, mas também trabalhando os contra-ataques para que a gente consegui o que nos interessa que é a vitória”, acrescentou.  

O Ginásio Senador Hélio Campos será palco do clássico das quadras roraimenses que pode definir o estadual. A bola rola a partir das 20h30 e a expectativa é de bom jogo já que a disputa segue em aberta. Em caso de necessidade de uma terceira partida, a data prevista é 19 de novembro no mesmo local.