Esporte

Vivaz vence Constelação e fica a um empate do título estadual

A final 02 do Campeonato Roraimense de Futsal Adulto - Divisão Especial foi marcado pelo equilíbrio e decidido nos segundos finais

O encontro entre Vivaz e Constelação honrou a palavra clássico. Festa nas arquibancadas e equilibro nas quatro linhas. Assim foi marcado a final 02 do Campeonato Roraimense de Futsal – Divisão Especial. O time alviazulino esperou até os últimos segundos para poder comemorar a vitória por 4 a 3 e quebrar a invencibilidade do rival. O duelo ocorreu na noite desta terça-feira (12) no Ginásio Senador Hélio Campos. 

O famoso clássico das quadras roraimenses mostrou mais uma vez porque assim é conhecido. Teve de tudo: gol no início de jogo, equilíbrio em criação de jogadas e nas posturas defensivas, expulsões e gol restando menos de 15 segundo para o apito final. 

O início da partida foi bem movimentado. O Vivaz abriu o placar com Cadu com dois minutos de jogo. A resposta do Constelação veio nos pés de Lucas Martins que deixou tudo igual três minutos depois. As duas equipes precisavam do resultado, o que fez a partida ficar mais elétrica ainda. Na marca dos 13 minutos Walter colocou o Constelação na frente, só que a noite era mesmo de grandes emoções. Um minuto depois, Kelvin foi nome do empate alviazulino, 2 a 2. 

O segundo tempo foi mais pegado e catimbado por ambas as partes. A volta do vestiário trouxe o elenco do Vivaz mais confiante, tanto que o time se lançou ao ataque e começou a girar a bola perto do goleiro adversário. Não demorou muito para os azuis marcarem. Willyams aproveitou a chance e mandou para o fundo das redes e colocou o Vivaz na frente, 3 a 2. 

Com trocas de quartetos, o Constelação acordou no jogo e buscou de todas as maneiras o gol de empate, porém sofreu a primeira baixa. Andrio fez falta perigosa e tomou o cartão vermelho. Com um a menos por 2 minutos, os constelares sentiram o baque, mas souberam reagir. 

Com o time recomposto, foi a vez do Constelação novamente empatar o duelo. Alexsandro cobrou o tiro livre e deixou tudo igual. Os números igualados no marcador seguiram até os minutos finais. Faltando menos de 2 minutos e 15 segundos, Dimas também tomou cartão vermelho e foi expulso deixando a equipe com um a menos até os 15 segundos finais. O Vivaz trabalhou a bola, girou, arriscou, mas o gol não saia. 

Finalizado o tempo de punição, Vagner entrou em quadra e em meio à confusão na marcação constelar, melhor para Chapeleta. Oportunista, o jogador sobe aproveitar a falha de marcação do adversário e mandou para os fundos da redes, 4 a 3. Daí pra frente não deu mais pra fazer nada. Fim de papo e triunfo alviazulino. 

No primeiro jogo das finais o placar foi 3 a 3. Agora a situação se investe: Vivaz soma 4 pontos (um pelo empate e três pela vitória) e o Constelação 2 (um pelo empate e outro pelo ponto de bonificação pela melhor campanha). 

Com a vitória, o Vivaz fica a um ponto de sagrar-se campeão, ou seja, um empate é suficiente para o time alviazulino levantar a taça e comemorar o título. Já para o Constelação chegar a 15ª conquista estadual a missão será vencer ou vencer. 

FINAL 03 – A terceira e decisiva partida está marcada para a próxima terça-feira (19). Constelação e Vivaz duelam pelo título Estadual 2019 às 20h30 no Ginásio Senador Hélio Campos. O grande campeão representará Roraima na Taça Brasil de 2020. 

Foto: Bennison de Santana/Folha BV 

Duelo foi marcado por muita emoção até o apito final 

RESENHA PÓS-JOGO

O resultado amargo obriga o Constelação vencer. Vagner falou da partida e mirou no jogo da volta para reverter a situação.

“Nem tudo deu certo hoje. Tomamos quatro gols, claro, por mérito deles, mas nada acabou ainda, tem o terceiro jogo, está tudo em aberto. Se Deus quiser, vamos jogar melhor e ser campeões”, disse o Pivô.

Treinador constelar, Olano Matos também analisou o duelo e questionou a atuação da arbitragem. Apesar disso, ele aposta no forte trabalho no restante da semana para virar o jogo na partida decisiva. 

“O jogo foi muito bom, a equipe do Vivaz está de parabéns pela vitória. Estamos conscientes que poderia ter dado nós, poderia ter dado eles, agora a arbitragem é uma vergonha. Vamos levantar a cabeça, trabalhar e ir pro próximo jogo. A arbitragem é fraca, não dá nem pra falar dela, mas a equipe do Vivaz tá de parabéns não tiro o mérito dela não”, analisou.

Um dos responsáveis pela vitória heróica, o goleiro Romarinho atribuiu a crescente do time a união e o fator psicológico. 

“Melhoramos nosso psicológico e foi importante para a situação imposta no jogo. Nos unimos mais, trabalhamos e isso refletiu dentro de quadra nesta final. Graças a Deus saímos com a vitória. Estamos em uma situação mais confortável, mas temos que batalhar muito. Essa semana vai ser de muito trabalho, precisamos do empate, mas vamos buscar mesmo é a vitória”, afirmou o arqueiro.

Treinador vencedor do duelo, Osmar Júnior falou do quão importante foi o triunfo, mas manteve o pé no chão ao vê a possibilidade de ser campeão, mas pregou cautela. 

“O trabalho do Vivaz é muito forte, não à toa a gente tá chegando, tem dificuldade, o time deles é muito cascudo, é um time experiente e a experiência conta muito nessa reta final, mas nossa equipe está amadurecendo a cada duelo a cada confronto. Agora a gente tenta juntar os cacos porque terça-feira já está bem aí”, contou.

O comandante falou da evolução da equipe e comemorou os três pontos e a vantagem.

“Esses meninos estão crescendo muito. São muito trabalhadores e a gente merecia chegar no jogo 03 e ter a oportunidade de lutar pelo título. Foi um jogo incrível que não tem como pagar a emoção, uma sensação dessa e de graça. Terça-feira tem mais e pode ter certeza que vai ser outro jogo bom”, concluiu.