Esporte

Copa América e Eurocopa são adiadas para 2021

Entidades decidem transferir torneios de seleções da América do Sul e da Europa

A Copa América de 2020, que seria disputada de junho a julho na Argentina e na Colômbia, foi adiada para 2021 em razão da pandemia de coronavírus.

A Eurocopa, o torneio de seleções europeias que estava previsto para o mesmo período da Copa América, também foi transferido para o ano que vem.

As decisões foram tomadas nesta terça-feira (17), em reuniões por videoconferência da Conmebol (confederação sul-americana) e da Uefa (entidade que comanda o futebol europeu) com as federações dos países de seus respectivos continentes.

A possibilidade de transferir os eventos para o ano que vem ganhou força nos últimos dias, já que, com os torneios nacionais e continentais de clubes da Europa paralisados, não haveria tempo de terminar a temporada 2019/2020 até o dia 12 de junho, data inicialmente marcada para o início tanto da Copa América quanto da Eurocopa.

A Uefa e os clubes da Europa trabalham com a possibilidade de terminar suas ligas que foram interrompidas durante o próximo verão europeu, ou seja, ainda em 2020. Para isso, é claro, dependem do controle da pandemia do coronavírus.

A Euro deste ano seria a primeira da história a ser realizada em mais de um ou dois países, com jogos espalhados por 12 cidades diferentes: Amsterdã, Baku, Bilbao, Bucareste, Budapeste, Copenhagen, Dublin, Glasgow, Londres, Munique, Roma e São Petesburgo.

Para 2024, a competição já voltará a ser realizada em sede única, na Alemanha.

A Uefa ainda não se pronunciou sobre a manutenção ou mudança das 12 sedes. De acordo com a Federação Norueguesa de Futebol, o torneio será disputado entre 11 de junho e 11 de julho.

O adiamento da Eurocopa deverá implicar também na reorganização do novo Mundial de Clubes, que teria sua primeira edição em 2021, na China. A competição, organizada pela Fifa, ocuparia a janela deixada pela Copa das Confederações e seria realizada de quatro em quatro anos.

De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, o novo torneio reuniria 24 clubes, com oito europeus e seis sul-americanos. Os critérios de classificação, porém, ainda não foram definidos.

Na América do Sul, a expectativa é que a Copa América seja realizada em datas semelhantes à Euro, como seriam neste ano. A Conmebol decidiu realizar uma edição em 2020, depois de já ter sediado a competição no ano passado, justamente para adequá-la ao calendário da Eurocopa.

* Com informações da Folha de S.Paulo