Esporte

De olho na Copa, Tite deve fazer testes em primeira escalação do ano

Brasil já está garantido no mundial marcado para dezembro e que será disputado no Catar

O ano de 2022 começou e muita coisa importante vai acontecer. Tem eleição presidencial, mas tem também a Copa do Mundo do Catar. O Brasil é um dos favoritos ao título da competição em sites de apostas esportivas. Aliás, o aposte com apostagolos também coloca outras seleções, como Argentina, Bélgica e França, também entre as favoritas ao torneio.

O Brasil terminou o ano passado com vaga garantida no Mundial. O time comandado por Tite tem feito uma Eliminatórias Sul Americana praticamente perfeita. São 15 jogos, com 13 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. São 35 pontos e aproveitamento de quase 90% dos pontos disputados. Uma campanha invejável, mas que não garante nada.

Ainda que a vaga esteja garantida, Tite ainda tem algumas partidas da Eliminatórias para disputar. No próximo dia 14 de janeiro, o treinador vai convocar os atletas para dois jogos da competição. O Brasil enfrenta o Equador no dia 27 de janeiro, em Quito, e o Paraguai, dia 1° de fevereiro, em Belo Horizonte.

Tite já tem uma base para a próxima lista. O treinador não poderá contar com os meias Fabinho, do Liverpool, e Paquetá, do Lyon, ambos suspensos com dois cartões amarelos. Mas as dúvidas para a próxima lista não estão apenas na substituição dos dois meio-campistas. O treinador sabe que o tempo está correndo e formar um grupo vitorioso para o Mundial demanda atenção, observação e um pouco de sorte na escolha dos atletas.

Para a lista do dia 14, Tite já tem entre 30 e 40 jogadores pré-definidos. Essa lista mais larga, aliás, deve abarcar boa parte dos atletas que estarão na Copa deste ano. Depois, reunido com a comissão técnica, o comandante deve enxugar a lista para os 25 atletas que vão compor o grupo para os duelos pelas Eliminatórias.

Jogadores que atuam no Brasil devem sair prejudicados neste momento, casos de Gabigol e Everton Ribeiro, do Flamengo, e o goleiro Weverton, do Palmeiras. Os três estão de férias após o fim da última temporada. Gabigol e Everton anteciparam o retorno ao Flamengo para recuperar a forma física mais rapidamente de olho na convocação da seleção.

Ainda assim, Tite deve utilizar a próxima lista para fazer testes, de olho também nas observações que a comissão técnica fez em partidas do futebol europeu entre novembro e dezembro do ano passado. A comissão técnica de Tite se dividiu em viagens por países como Espanha, Inglaterra e Itália para ver jogos, visitar atletas e acompanhar treinamentos.

É possível que a lista tenha nomes como Hulk, do Atlético Mineiro, que fez uma grande temporada ao vencer a Copa do Brasil e o Brasileirão, além dos 35 gols marcados com a camisa do Galo ao longo de 2021.

Outro nome que pode pintar de maneira surpreendente é o de Renato Augusto, atualmente no Corinthians. Ainda que a condição física não ajude, o atleta tem respaldo da comissão técnica, já que trabalhou com Tite no próprio Corinthians e também na campanha fracassada da Copa de 2018, na Rússia.

Na Europa, dois nomes podem surpreender: o primeiro deles é Daniel Alves, que após alguns meses de inatividade, voltou a jogar pelo Barcelona. Atualmente, a lateral direita da seleção é ocupada por Danilo, da Juventus, mas o atleta ainda não se firmou como protagonista da posição.

Outro que pode surgir é o meia Claudinho, atualmente no Zenit, da Rússia, mas que até pouco tempo jogava no Bragantino. O meia tem feito bons jogos atuando no time russo, além de ter se destacado na conquista da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a seleção brasileira.

Além das partidas contra Equador e Paraguai, o Brasil ainda enfrenta Chile e Bolívia, em março, também pelas Eliminatórias. Depois, entre 31 de maio e 14 de junho, a equipe deve fazer três amistosos. Outros dois jogos amistosos devem acontecer entre 19 e 27 de setembro.

A abertura da Copa do Mundo está marcada para o dia 21 de novembro.