Esporte

Empresário e dono de time: planos de Honda para além do Botafogo

Jogador japonês vai fundar um clube amador no seu país

O meia japonês Keisuke Honda planeja criar um clube de futebol amador em Tóquio, capital do seu país, em paralelo à carreira de jogador. Depois de menos de dois meses no Vitesse, da Holanda, ele assinou contrato até a metade do ano com o Botafogo, onde foi recebido com festa.

Em sites de apostas esportivas, as expectativas são altas sobre o meia de 33 anos: conhecido no Japão como “Samurai Azul”, ele tem 37 gols em 98 jogos pela seleção japonesa, além de passagens vitoriosas por clubes como Milan (ITA) e CKSA (RUS).

Porém, segundo o jornal Japan Times, Honda deve anunciar nos próximos dias o One Tokyo, time que vai começar a disputar a quarta divisão da cidade (Tokyo Shakaijin Soccer League) ainda em 2020. De acorco com a publicação, o time já abriu peneiras em janeiro.

“Queremos ver jogadores que querem vencer chegando ao nosso time”, disse ele que, em um primeiro momento, será o dono único do One Tokyo.

Não é a primeira vez que Honda se envolve em negócios: em 2015, sua família adquiriu 49% do time austríaco SV Horn, mas resolveu vender a parte do clube na temporada passada alegando dificuldades financeiras. “Foi uma decisão dolorosa, mas eu aprendi muito com aquele erro”, disse ele ao site da nova equipe.

Honda também chamou a atenção da mídia japonesa em dois momentos nos últimos anos: em 2018, ele assumiu como diretor da seleção do Camboja — uma espécie de técnico por trás dos panos –, e sobreviveu ao cargo mesmo após uma derrota por 14 a 0 para o Irã.

Em setembro passado, ele virou capa dos jornais de esporte japoneses depois de tweetar para o Manchester United contratá-lo, afirmando que ele disposto a jogar de graça. Um mês depois, ele fechou com o Vitesse.

No Botafogo, Honda deve estrear entre duas ou três semanas, mas ainda espera a definição do novo treinador, depois que Alberto Valentim foi demitido, no domingo.