Esporte

Esporte trabalha autodefesa e comportamento em crianças

As aulas de jiu-jitsu voltaram à rotina nesta quarta-feira (17), mas as inscrições ainda estão abertas

Quem quer, sempre faz um esforço. Davi e Yorrana Gomes, 10 e 12 anos respectivamente, percorrem de bicicleta um caminho com muitos buracos e obstáculos para chegar à sede do Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí, a 55 quilômetros da capital, para participarem das aulas de Jiu-jítsu ofertadas pelo programa Abrindo Caminhos.

Os treinos retornaram nessa quarta-feira (17), e ocorrem nas segundas e quartas-feiras, com três turmas pela manhã e à tarde. A primeira turma inicia às 8h30 e a última do dia encerra às 17h30.

Os dois encontraram no esporte uma paixão que traz benefícios à qualidade de vida dos participantes. Quando Davi pisou os pés no tatame, há um ano, ele era muito hiperativo e não sabia como canalizar essa energia. Foi lutando que ele aprendeu sobre disciplina. “Eu era agitado, lutava em casa. Minha mãe dizia que essa minha energia não tinha jeito. Assim que abriram as vagas eu fui um dos primeiros a ser matriculado. Cheguei aqui e pensava que já ia lutar, mas primeiro eu precisei aprender e treinar”, contou. Participar dos campeonatos é uma das coisas que o menino mais gosta no esporte. Se tudo der certo, o sonho do pequeno Davi é conseguir ser lutador profissional.

O professor Ítalo Peixoto, explica que o esporte contribui para a formação do caráter dessas crianças. “Trabalhamos a disciplina e também a atitude. Alguns entram hiperativos e gastam a energia aqui, assim, voltam para casa cansados e mais calmos. Davi era um menino bem levado, e com os treinos nós trabalhamos esse lado, e ele acabou se tornando um menino bem obediente e comportado.”

As mulheres têm ganhado espaço nessa modalidade. Yorrana Gomes participou primeiro do Balé, modalidade também ofertada pelo Abrindo Caminhos, mas se encontrou mesmo foi na luta. “Vai fazer um ano que eu faço jiu-jitsu, escolhi esse esporte porque eu amo muito lutar”.

Além de ser apaixonada pelo esporte, ela ressalta que a autodefesa também foi um dos motivos para a escolha, pois o mundo tem se tornando cada vez mais perigoso, principalmente para as mulheres. “Com esse esporte eu posso me defender e também ajudar os outros em alguma situação de perigo”. Como o primo, ela também que ser uma lutadora profissional. Durante as aulas gosta de ajudar com colegas que estão com dificuldades.

Inscrições Abertas

Há um ano, o Núcleo da Assembleia Legislativa está presente em Mucajaí. Atualmente, são atendidas 148 crianças de cinco a 17 anos, pelas modalidades: Coral e Jiu-jitsu, como explicou a coordenadora do núcleo, Juliana Cardoso. “A expectativa é grande para que esse número aumente. Agora estamos ofertando pela segunda vez a turma de Balé”, acrescentou.  

As inscrições estão abertas para todas as modalidades do Abrindo Caminhos – Balé, Jiu-Jitsu e Coral – de forma gratuita. Para se inscrever basta ir ao Núcleo, localizado na rua padre Ricardo Silvestre, 360, Centro do município. No ato da matrícula, é preciso apresentar as cópias do RG, CPF da criança e dos responsáveis, além do comprovante de residência.

Segue abaixo o horário e os dias da semana em que são ofertadas as modalidades: