Esporte

Futebol Internacional segue a todo vapor

CAMPEONATO ITALIANO 

Pelo nono ano consecutivo, a Juventus é campeã italiana. O Scudetto desta temporada foi confirmado neste domingo, com duas rodadas de antecedência, após a vitória por 2 a 0 sobre a Sampdoria, em Turim. Cristiano Ronaldo e Bernardeschi marcaram os gols da partida, que encerrou a 36ª rodada do Italiano. Com 83 pontos, a Juve não pode mais ser alcançada pela vice-líder Inter de Milão, que tem 76. Imbatível há quase uma década no país, a Juventus chegou a 36 títulos italianos, o dobro dos principais rivais.

ARTILHARIA DO ITALIANO

Depois de ser alcançado por Cristiano Ronaldo na briga pela artilharia do Campeonato Italiano, Ciro Immobile voltou a abrir distância para o português. O atacante marcou três gols e brilhou na goleada da Lazio por 5 a 1 sobre o Verona, neste domingo, fora de casa, pela 36ª rodada do torneio. Milinkovic Savic e Correa também marcaram para os visitantes, e Amrabat fez para os anfitriões.

Com o hat-trick, Immobile chegou a 34 gols marcados em 35 jogos, abrindo distância na liderança da artilharia do Campeonato Italiano 2019/20. Logo atrás vem CR7, com 31. Restam duas rodadas para a disputa do prêmio.

CAMPEONATO INGLÊS

Liverpool vence o Newcastle de virada e fecha temporada histórica.

O Liverpool se despediu neste domingo de uma temporada histórica. E a saideira foi no estilo do restante de 2019/20: com vitória. Os Reds venceram o Newcastle de virada, por 3 a 1, jogando fora de casa, na última rodada do Campeonato Inglês. Gayle abriu o placar, e Van Dijk, Origi e Mané garantiram o triunfo para os visitantes.

O campeão Liverpool encerra sua campanha com 99 pontos, 17 à frente do Manchester City. As outras duas vagas na Liga dos Campeões ficam com o Manchester United (3º) e o Chelsea (4º). Vão para a Liga Europa o Leicester (5º) e o Tottenham (6º). Os rebaixados para a segunda divisão são Bournemouth (18º), Watford (19º) e Norwich (20º).

Coube ao jogador que liderou a reação do Manchester United no Campeonato Inglês ajudar a selar a volta para a Liga dos Campeões depois de uma temporada fora. O meia português Bruno Fernandes converteu de pênalti o gol que abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Leicester, fora de casa, neste domingo, pela 38ª e última rodada. Bastava o empate para os visitantes, mas Lingard ainda sacramentou nos acréscimos, em falha do goleiro Kasper Schmeichel depois de recuo de bola.

Chelsea confirma classificação também, Tottenham vai à Liga Europa, Bournemouth e Watford são rebaixados, e City goleia, com recordes de Gabriel Jesus e De Bruyne.

A outra vaga na Liga dos Campeões ficou para o Chelsea. Beneficiado pela derrota do Leicester, nem precisaria ganhar. Mas fez sua parte e venceu em casa o Wolverhampton por 2 a 0, gols de Mount e Giroud ao fim do primeiro tempo. Chegou aos mesmos 66 pontos do Manchester United, mas ficou atrás pelo saldo de gols (15 contra 30).

CAMPEONATO CHINÊS

A bola voltou a rolar no Campeonato Chinês. Depois de cinco meses de ter a abertura adiada por causa do início da pandemia do novo coronavírus, o atual campeão Guangzhou Evergrande deu o pontapé inicial na temporada com vitória sobre o Shanghai Shenhua por 2 a 0, em Dalian, ao nordeste do país, uma duas cidades de Suzhou, ao leste, que receberá as partidas até setembro.

Fellaini faz hat-trick e garante virada na estreia do Shandong Luneng no Campeonato Chinês