Esporte

Vasco demite técnico português Ricardo Sá Pinto

O português Ricardo Sá Pinto não é mais técnico do Vasco. A diretoria do clube decidiu demitir o treinador após a derrota sofrida para o Athletico, que dificultou ainda mais a situação do time no Campeonato Brasileiro. Ele deixa o clube após pouco mais de dois meses no cargo. Foram 15 partidas à frente do time cruz-maltino, com apenas três vitórias — contra o Caracas, pela Sul-Americana, e Sport e Santos, pelo Brasileiro —, seis empates e seis derrotas, tendo um aproveitamento de 23,1%. O português deixa o time na zona de rebaixamento do Brasileirão, em 17ª lugar, com 28 pontos.

A decisão foi tomada após uma reunião da cúpula de futebol do clube na noite de ontem (28). O anúncio deve ser feito ainda hoje, em um consenso do atual presidente, Alexandre Campello, com Jorge Salgado, que assumirá a presidência a partir de janeiro. Além do treinador, deixam o clube o auxiliar Rui Mota, o preparador físico Miguel Moreira e o analista Igor Dias, todos portugueses.

Agora, a diretoria vai ao mercado em busca de um novo técnico, que chegará a São Januário com a missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento do Brasileiro. Zé Ricardo é o favorito para assumir o comando da equipe. Sá Pinto já vinha muito pressionado desde a derrota para o Ceará e o tropeço para o Denfesa y Justiça da Argentina, que fez o time da Colina dar adeus à Copa Sul-Americana. Depois, ganhou sobrevida com o empate com o Fluminense e a vitória sobre o Peixe no Brasileirão, mas sucumbiu a mais uma má atuação da equipe na derrota para o Furacão.