Cultura

Edital convoca estudantes brasileiros de artes cênicas

Objetivo é contribuir com a renovação da cena teatral

Para contribuir com a renovação da cena teatral, diluir fronteiras e aproximar estudantes de teatro desse país continental, o Itaú Cultural lança a convocatória “A_ponte – cena do teatro universitário’. 

Pela primeira vez, o instituto promove, como sugere o nome da convocatória, uma ponte entre alunos de cursos técnicos e universitários de artes cênicas espalhados pelo território nacional, inclusive Roraima.

O objetivo é fazer um apontamento do que está sendo produzido nesses lugares. As inscrições ficam abertas até dia 22 de outubro, no site do instituto no endereço http://itaucultural. A iniciativa também se desdobrará para estudantes de jornalismo, com oficina de crítica teatral ministrada por Kil Abreu e Beth Néspoli.

“Nossa ideia é apontar para núcleos de criação de onde costumam nascer as experiências teatrais mais engajadas e inovadoras: a cena universitária”, explica Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Cênicas do Itaú Cultural. “Por fim, ao longo de vários dias o Itaú Cultural será ocupado com a energia renovadora do teatro de grupo, uma espécie de sala de aula expandida aproximando estudantes e pesquisadores desse Brasil continente”, completa. 

Como resultado, de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, os selecionados participarão de uma mostra a ser realizada no instituto.

Uma comissão avaliadora nomeada pelo Itaú Cultural, com até seis profissionais das artes cênicas e de outras áreas relacionadas, escolherá no máximo 10 espetáculos. O resultado estará disponível no dia 30 de novembro, pelo site do instituto (www.itaucultural.org.br). 

Cada trabalho será avaliado pela singularidade de sua poética, apuro técnico e viabilidade para adaptar-se aos espaços físicos disponíveis para a realização das apresentações no instituto. São eles: a Sala Multiuso – apropriada para receber espetáculos intimistas, podendo ser montada de várias formas dependendo da disposição das cadeiras – e a Sala Itaú Cultural, um auditório com 224 lugares. As obras não precisam ser inéditas. Podem ser de textos em domínio público, autorais, criações coletivas. O importante é respeitar as questões legais de direitos autorais.

Os integrantes do grupo teatral participante precisam estar matriculados, no período de inscrição da convocatória, em instituições de ensino superior, escolas técnicas de nível médio ou escolas independentes de teatro sediadas no Brasil. As peças inscritas devem ser reconhecidas pela escola como trabalho de formação curricular. É necessário que apenas um dos participantes, que esteja na ficha técnica do grupo, realize a inscrição como pessoa física, em nome de todos.

As despesas com passagens terrestres ou aéreas, hospedagem e alimentação dos artistas de fora de São Paulo serão custeadas pelo instituto somente no período da mostra. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para: [email protected].

SERVIÇO:

Lançamento convocatória a_ponte – cena do teatro universitário

Inscrições abertas até 22 de outubro

Realizadas exclusivamente pelo site http://itaucultural.

Divulgação do Resultado: dia 30 de novembro, no site do Itaú Cultural 

Realização do festival: de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019