Cotidiano

Efetivo de homens é insuficiente para atender ocorrências

São 53 homens do Corpo de Bombeiros, 6 brigadistas voluntários em Amajari, 20 no Cantá e 10 no Uiramutã

É pouco o efetivo de homens da Defesa Civil de Roraima para atender o grande número de ocorrências de incêndios na capital e no interior do Estado. Essa informação foi repassada à FolhaWeb por um internauta e foi confirmada pelo coronel Claudiomar Alves Ferreira, comandante da Defesa Civil.

“A situação do efetivo hoje não é suficiente para atender toda a demanda, porque houve aumento no número de queimadas, apesar da recomendação para que os produtores não façam a queima nesse período crítico, o que não está sendo seguido”, informou Ferreira.

Segundo ele, atualmente são 53 bombeiros distribuídos nos municípios e esse número não está sendo suficiente para dar conta de todas as ocorrências.

“Estamos enfrentando muitas dificuldades por causa da decretação de calamidade financeira no Estado”, afirmou.

“Cheguei ontem à noite da região de Campos Novos, no município de Iracema, onde se perdeu o controle de queima, aumentando assim o número de incêndios”, ressaltou o comandante.

Conforme Ferreira, a mesma situação se repete no município de Amajari, onde a linha de fogo já circunda todo o platô da Serra do Tepequém e vários outros pontos da região.

“Hoje [segunda-feira, 18], fiz contato com o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis] local para saber da possibilidade de vistoriar as áreas de Campos Novos em direção à Reserva Indígena Yanomami, pois a linha de fogo está próximo dessa reserva”, afirmou o comandante da Defesa Civil.

Ele disse que, além dos 53 homens do Corpo de Bombeiros, há seis brigadistas voluntários em Amajari, 20 no Cantá e dez no Uiramutã. 

“Mesmo com todo esse efetivo e a situação que se encontra os municípios por conta das queimadas, precisaremos de muito mais homens, com certeza”, ressaltou Ferreira.