Cotidiano

Eleições afetaram setor automobilístico

Instabilidade política refletiu no número de carros novos vendidos e de emplacamentos; expectativa do setor é que haja melhoras até o final do ano

Aos poucos o Brasil tenta sair da crise econômica que ainda tem causado impactos em todos os setores produtivos. Um dos meios de perceber a tentativa de recuperação econômica é com a compra de veículos novos e seminovos nas concessionárias brasileiras. De acordo com dados levantados pelo Sindicato do Comércio Varejista em Roraima (Sindiveículos-RR), houve um aumento de 22,1% nas vendas em um período de dois anos.

Em 2016, foram vendidos 1.987.000 veículos em todo Brasil. No ano seguinte, o número aumentou para 2.175.000 e neste ano, os dados preveem, até o final do ano, 2.450.000 carros novos nas ruas. Contudo, os números tiveram uma diferenciação por conta do período eleitoral, causando instabilidade no setor econômico e por isso, houve redução no número de vendas.

Para o gerente geral de uma concessionária em Boa Vista, Jean Rodrigues, a indústria automobilística brasileira está com o patamar de crescimento até 2025, com cada vez mais resultados positivos durante esse período. Após passar o tempo de indefinição política causado pelas eleições gerais deste ano, onde acarreta um receio dos clientes a adquirir bens de alta durabilidade e que têm custos elevados, o cenário tende a melhorar novamente.

“Essa instabilidade política gera uma retração desse mercado. Provavelmente em outubro, os dados poderão mostrar uma redução maior ainda até que haja essa definição política. Isso não é só em Roraima, todos os estados estão passando por isso. Mas a tendência é de crescimento no setor automobilístico”, explicou.

Em relação ao número de carros emplacados pela loja no último trimestre de 2018, foram 569 em julho, 512 em agosto e 402 em setembro. Para o gerente, mesmo com a redução, o estado já vendeu mais carros que o ano anterior, o que representa um saldo positivo. Até o final do ano, a expectativa é que os números voltem a alavancar e continuem subindo durante os anos seguintes.

Outro ponto levantado por Rodrigues é a instabilidade econômica, os bancos estão fazendo menos créditos para pessoas físicas, restringindo ainda mais a venda dos veículos. Para tentar ir à contramão do cenário e atrair clientes, os lojistas têm procurado fazer o lançamento de novos modelos de carros, apostando em tipos ainda não existentes no mercado brasileiro.

“Temos também preços competitivos com o mercado de outras marcas, temos taxas subsidiadas pela montadora, com taxas zero e também atendimento diferenciado. Na realidade, para que a gente conquiste o mercado, precisamos tomar algumas ações, que é ir à busca do cliente”, completou.

A parte de juros na concessionária existe a possibilidade de zero de entrada em até 60 vezes, baseado na análise do crédito. Quanto maior a entrada, menor o valor cobrado pela loja.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), o número da frota de veículos e o emplacamento também têm aumentado. Em 2015 foram 191.073 veículos no estado. Esse número subiu para 201.041 no ano seguinte, representando um aumento de 9.968 novos emplacamentos.

De 2016 para 2017, foram 8.415 novos emplacamentos, resultando em uma frota de 209.456 veículos. Já em 2018, até junho, o total de veículos é de 213.214, um aumento de 3.758 novos emplacamentos.