Cotidiano

Empreendedores sentem reflexo positivo com evento em Mucajaí

Evento também tem foco econômico e contribui para aquecimento do comércio local

A chegada do mês de abril para o Município de Mucajaí representa boas expectativas para os comerciantes da cidade. E já tem empreendedor feliz e comemorando o aumento de 20% nas vendas devido à encenação da Paixão de Cristo, um dos maiores espetáculos culturais do Estado. O evento acontece nesta sexta-feira (19) e no sábado (20).

A Paixão de Cristo, que está em sua 37ª edição e representa a morte e ressurreição de Jesus, também tem um foco econômico e contribui para o aquecimento do comércio local, porque gera emprego e renda e atrai muitos visitantes de várias partes do Estado.

Quatro empreendedores ouvidos pela Folha têm a mesma opinião sobre o evento deste ano que, segundo eles, será um divisor de águas se comparado com edições anteriores e com o momento econômico atual pelo qual passa o Estado.

Mesmo antes de entrar na semana da encenação da Paixão de Cristo, o empresário José Jesus Ramos da Silva, dono de uma pousada e um restaurante que funcionam no mesmo prédio, já sentia o bom momento que teria com o evento. Ele disse que todos os apartamentos estão ocupados até a próxima segunda-feira, 22.

“A expectativa não poderia ser diferente. Pelo menos na pousada, já não tenho mais apartamentos livres, o que não aconteceu anos passados. E no restaurante, o movimento é tão grande que preciso repor a comida para atender a todos que chegam. Este ano já superou o passado e o movimento aumentou 20%”, afirmou o empreendedor, atribuindo o sucesso à organização e divulgação do evento. “Quando se tem gestão, tudo muda para melhor”. 

Marlene Prado Araújo é dona de um restaurante e moradora de Mucajaí há 30 anos. Com um cardápio preparado para o período da Semana Santa, ela disse que o fluxo de clientes está acima do que esperava. “Ano passado foi bom, mas sempre temos as melhores expectativas, e este ano está bem movimentado, graças a Deus”, comentou.

Ela atribui à movimentação no empreendimento ao cardápio preparado para esse período. “Aqui, temos galinha caipira, peixe frito, caldeirada, bolinho de peixe, tudo feito com amor. Quem já veio, retornou”, disse Marlene, acrescentando que o restaurante aumentou as vendas em 30%.

Célia da Silva Santos é do Acre, mas mora há mais de dez anos em Roraima. Também tem um restaurante e está estreando na Paixão de Cristo com seu empreendimento, que tem peixe como especialidade da casa. 

“Semanas atrás, estava tudo parado aqui, mas já tem uns dias que deu uma melhorada significativa. Quem vem ao restaurante e não consegue mesa, pede para viagem e assim atendemos todos”, comentou.

Arlene Araújo, 26 anos, já está com uma barraca de comida na praça de alimentação do evento. Para ela, a expectativa é das melhores, tanto que contratou três funcionários temporários que vai pagar por dia trabalhado. Ela lembrou que em gestões passadas o evento não teve a mesma atenção que está recebendo este ano.

“Percebo uma boa organização, divulgação, e vejo também que os comerciantes estão mais animados, sem falar que Mucajai está cheia de turistas para o evento e isso é um bom sinal para todos nós”, ressaltou.