Cotidiano

Empresa de energia oferece descontos para consumidores

Em caso de parcelamento, número de prestações e datas dos vencimentos determinarão valor perdoado

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Visando regularizar a situação de quase 53 mil consumidores, a Roraima Energia está oferecendo descontos de até 100% sobre juros, multas e correções monetárias. A campanha se iniciou no fim do ano passado e ocorrerá até 15 de fevereiro. A recomendação é que se aproveite o prazo, pois a oferta é uma tentativa da empresa de tornar todos os consumidores adimplentes (com o pagamento em dia).

A porcentagem de desconto varia de acordo com a data dos vencimentos e a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Em caso ser feito à vista, o desconto é de 100% para as multas, juros e correções monetárias, independentemente da data.

“Uma cliente fez uma negociação conosco. Ela devia R$ 3.701,36 e recebeu um desconto de R$ 2.509,06. Quanto mais antigo, mais correção tem e o débito se torna maior. A campanha tem este primeiro benefício de 100% de desconto sobre juro, multa e correção para pagamento à vista”, informou o gerente comercial da Roraima Energia, Albhetson Medeiros Dantas.

Mas, pensando em quem não tem condições de pagar a dívida à vista, também são oferecidos parcelamentos. Para as faturas vencidas até 31 de dezembro de 2014, as opções são: 50% de desconto para juros, multas e correção monetária em até 12 vezes; 25% entre 13 e 24 vezes; e 20% de 25 a 36 parcelas. Em caso de parcelamento para os vencimentos de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2018, os descontos não são oferecidos para a taxa de correção monetária, mas continuam disponíveis para multas e juros.

Para quem já havia realizado acordo com a antiga empresa, a situação pode se desenvolver de duas formas.

“O interesse da empresa é que o cliente fique adimplente. Qualquer pessoa que fez o parcelamento e não conseguiu honrar porque teve algum contratempo, é de interesse nosso que ela fique adimplente e comece a pagar de forma regular a conta de energia. Estes clientes podem, sim, nos procurar, desde que o parcelamento já tenha sido finalizado. Porque tem aquele que deu a entrada, parcelou em 12, pagou três e ainda tem nove. Neste caso, não temos muita flexibilização para negociação”, explicou Dantas.

De acordo com o gerente comercial, a média das contas de energia dos roraimenses é de R$ 250 e a das dívidas em torno de R$ 700. Os clientes aptos ao corte têm dívidas que ultrapassam os R$ 700. Dos 53,2 mil clientes aptos ao corte de fornecimento, 37,5 mil estão concentrados em Boa Vista e 15,7 mil estão divididos no restante dos municípios do Estado.

Atendimento, negociação, boleto e pagamento pelo celular

A recomendação da empresa é que os clientes entrem em contato através do Call Center. A ligação é gratuita tanto para telefone fixo quanto para celular. O número é 0800 70 19 120 e qualquer atendimento pode ser realizado.

“Toda a ligação é gravada e nós conferimos os dados cadastrais. Caso o cliente tenha alguma divergência, ele será instruído a nós procurar aqui. Mas a maioria dos clientes pode fazer pelo telefone esta negociação”, declarou Dantas.

A emissão do documento necessário para o pagamento também pode ser feita pelo celular ou computador porque o atendente envia para o e-mail pessoal do consumidor.

“Pelo celular mesmo pode ser feito isto e até mesmo o pagamento”, ressaltou o gerente comercial da Roraima Energia. (F.A)