Cotidiano

Empresários temem aumento em gratificação de fiscais por produção

Um anúncio feito pelo líder da prefeitura na Câmara Municipal de Boa Vista, no programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha AM 1020, no dia 16 de junho, deixou a classe empresarial aflita. Entre reajustes salariais e gratificações, o vereador Zélio Mota (PSD), disse que a prefeitura pode ‘incrementar’ os salários dos fiscais através da Gratificação de Produção. 

A medida se aplica aos fiscais de tributo, sanitários e ambientais. O presidente da Associação Comercial de Roraima (ACIRR), Jadir Corrêa, afirmou que o temor, é que à procura de remuneração mais justa, os ficais iniciem uma caça às bruxas. 

Na entrevista ao programa da Rádio Folha, o vereador disse que estava em tramitação projeto que concederia aos servidores do quadro geral um reajuste de 2,95% e um aumento de R$ 100,00 na Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Já os fiscais, ficaram de fora e foram contemplados apenas com um projeto que prevê aumento na Gratificação de Produção, paga quando houver produção por parte do servidor.

Em entrevista à Folha de Boa Vista, o presidente da ACIRR, Jadir Corrêa, afirmou que a classe empresarial recebe a notícia de forma preocupante. “O empresário brasileiro já sofre com uma das cargas tributárias mais pesadas e ainda está sujeito a multas. Se o empresário estiver cometendo algum crime ou ilegalidade, ele deve ser punido. Porém, com uma gratificação maior, o temor é que se inicie uma caça às bruxas”, pontuou. 

O empresário afirmou que ao invés de conceder reajustes a gratificações por produtividade, a prefeitura deveria trabalhar para proporcionar melhores condições de trabalho e salários dignos. “Sabemos que os salários no serviço público municipal não são dos melhores e sempre os servidores buscam melhorias. Acredito que a prefeitura deveria se concentrar nisso e não em gratificação de produção, pois isso tem somente um único intuito, aumentar a arrecadação municipal. Esse também é o objetivo de toda essa fiscalização eletrônica que vemos no trânsito da capital. Uma máquina de fazer dinheiro”, lamentou. 

OUTRO LADO – A Folha tentou contato com o vereador Zélio Mota, porém não houve retorno até o fechamento da edição.