Cotidiano

Empresas de ônibus disponibilizam veículos extras

O feriado de Semana Santa é um dos que mais movimenta o fluxo de passageiros na Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira-Baton na capital. Segundo as empresas de transportes terrestres que atuam no estado, nesta época, muitas pessoas costumam viajar, principalmente para o interior onde as tradições religiosas ainda são muito fortes e para Manaus, no Amazonas.

De acordo com o gerente operacional de uma empresa de transporte terrestre, Ribamar Souza, a venda de passagens aumentou em 50% nos últimos dias. O principal destino dos passageiros em todos os dias deste feriado prolongado é Manaus. “Nossa venda tem aumentado bastante. A procura é muita mesmo e a maioria é para Manaus. Tem horas que nossa agência lota a ponto de não caber todos os clientes”, afirmou.

Para o interior do estado, o destino mais procurado é Mucajaí, onde acontece a tradicional encenação da Paixão de Cristo. “Aqui para dentro do estado a maior venda de passagens é para Mucajaí, sem dúvidas. Muita gente está viajando para lá”, comentou.

Souza informou que, durante o feriadão, a empresa de ônibus vai aumentar a frota de veículos devido ao intenso fluxo de passageiros. “O número de ônibus extras fica a critério de cada empresa conforme a demanda de pessoas para um determinado destino. A nossa inicialmente vai colocar dois veículos a mais por dia. Se não suprir a demanda, aumentaremos”, comentou.

O gerente alertou para que os passageiros comprem suas passagens com antecedência a fim de evitar contratempos. “Como o fluxo de passageiros aumentou consideravelmente, é importante adquirir os bilhetes com antecedência para não perder a viagem. Às vezes, o passageiro chega aqui e não encontra mais assento disponível e precisa esperar por outro ônibus”, explicou.

TÁXI INTERMUNICIPAL – No Terminal do Caimbé, de onde saem os táxis intermunicipais, passageiros disputam vagas nos veículos que fazem a linha para a cidade de Mucajaí. Segundo os motoristas dos veículos que fazem a rota, o aumento no fluxo de passageiros aumentou desde quarta-feira.

Um taxista, que não quis ser identificado, contou que está fazendo duas viagens a mais por dia. “Eu aumentei as viagens, estou fazendo duas a mais desde última quarta-feira. Mesmo assim, não consigo evitar o desgaste dos passageiros em disputa de vaga no carro”, afirmou. (E.S)