Geral

Engenheira destaca importância da segurança nas indústrias

Mesmo sendo um dos estados brasileiros com o menor número de acidentes de trabalho, Roraima apresentou um aumento de quase 15% de 2016 a 2017

O número de acidentes de trabalho vem sofrendo uma redução em quase todo o Brasil. No ano passado, 549.405 acidentes de trabalho foram registrados no país, o que representa uma queda de 6,19% em relação a 2016. Os dados estão disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), divulgado em setembro deste ano. Roraima, no entanto, apresentou aumento nos índices.

Mesmo sendo um dos estados brasileiros com o menor número de acidentes de trabalho, Roraima registrou 759 acidentes em 2016. No ano passado, o Anuário apresentou 872 registros, apontando um aumento de quase 15% em relação aos acidentes. Os índices, no entanto, podem melhorar, uma vez que as empresas estão buscando uma boa gestão de segurança e saúde no trabalho.

Conforme a engenheira de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria de Roraima (Sesi), Ingrid Rosas, o Sesi oferece uma série de serviços para ajudar as indústrias a se adequarem às normas legais e, dessa forma, garantir a boa gestão. Atualmente, em todo o Estado, a entidade atende 54 empresas, mas a meta deste ano é fechar atendimentos para 100 empresas industriais.

“As empresas estão mais preocupadas. A medida que o Governo Federal vem incrementando novas medidas de fiscalização, as empresas dão mais valor ao atendimento”, disse. Inicialmente, Ingrid explicou que as indústrias buscam conhecimento por conta das exigências legais, mas com o resultado obtido, procuram melhorar ainda mais.

Uma pesquisa realizada pelo Sesi mostrou que 71,6% das indústrias estão dando prioridade à gestão de segurança e saúde dos trabalhadores, e que 76,4% dos entrevistados acreditam que o nível de atenção da indústria brasileira deve aumentar nos próximos anos. “As empresas só têm a ganhar, porque além de garantir segurança e saúde aos servidores, aumentam sua produtividade”, finalizou.