Saúde e Bem-estar

Entenda como funciona a atuação desse profissional

No estado de Roraima, existem cerca de 68 profissionais inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia

Em Roraima, existem cerca de 68 profissionais inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde da comunicação humana e da educação, é ele quem ealiza anamnese (entrevista), Avaliação e tratamento nos distúrbios da comunicação humana( fala, linguagem, audição, voz e Motricidade Oro-Mio-Glosso-Facial). O especialista também trata as dificuldades na deglutição (disfagia) e na área da educação.

A área se tornou profissão pela lei 6965/81 no dia 09 de dezembro, ao qual se comemora o dia do Fonoaudiólogo.

De acordo com o fonoaudiólogo e  conselheiro José Luiz Brito de Carvalho, é na cidade de Boa Vista, onde se tem a maior concentração de profissionais no estado, também com outros profissionais atuando em Bonfim e em Rorainópolis.

“O fonoaudiólogo atua desde o recém nascido ajudando, orientando na amamentação até a terceira idade com pacientes com dificuldades para deglutir (engolir) ou na comunicação oral. Os pais ou responsáveis devem procurar um fonoaudiólogo em qualquer suspeita de dificuldades na comunicação e até mesmo como já mencionado na deglutição” explica o especialista.

 O profissional atua em diversas áreas, tais como em vários ambientes, como por exemplo o hospitalar, clínico, educacional e em empresas privadas com rádio e tv.

“Uma boa orientação feita por um profissional capacitado pode ajudar a solucionar muitos problemas na fala por exemplo. Na audição realiza os exames auditivos e também seleção e adaptação de aparelhos auditivos fazem parte da area de atuação. Ele realiza terapia com pessoas usuárias de aparelhos auditivos e implante coclear” conta.

O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde da comunicação humana; área tornou-se profissão pela lei 6965/81 (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

 Acidente Vascular Encefálico-AVE (derrame, popularmente falando), Doença de Parkinson, Dislexia, Autismo, Sindrome de Down, Surdez, Paralisia Facial Periférica, Nódulos Vocais, dificuldades na amamentação e tontura são algumas das diversas patologias e alterações que o fonoaudiólogo tem capacidade de atender.

“Em Roraima, temos fonoaudiólogo inseridos no sistema público e privado. Com a abertuda da APAE – Boa Vista, desde a sua fundação já existe fonoaudiólogo atendendo a demanda dessa instituição. Os profissionais que atendem a demanda do estado  estão bem capacitados nas diversas áreas de atuação e podem ajudar quem necessite de uma intervenção fonoaudiológica”finaliza.