Saúde e Bem-estar

Entenda como são diagnosticados os nódulos da tireoide

Médico explica como funciona o diagnóstico de nódulos na tireoide e o que se deve ser feito

Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Eles são muito comuns e fáceis de serem diagnosticados e tratados. De acordo com o médico endocrinologista César Penna, ela é responsável por produzir dois hormônios, a triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que ajudam a regular o metabolismo, que é o processo de como o seu corpo usa e armazena energia.

“As chances de desenvolver nódulos aumenta à medida que você envelhece. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande pode, às vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar” explica o médico.

Segundo ele, o perigo está quando os nódulos são cancerígenos. “O câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens (8 em cada 100) e em 4% dos nódulos em mulheres. Assim, cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos (não cancerosos)”.

Eles são muito comuns e fáceis de serem diagnosticados e tratados (Foto: Divulgação)

A causa da maioria dos nódulos benignos não é conhecida, mas eles são, muitas vezes, encontrados em membros de uma mesma família. Em âmbito mundial, a deficiência de iodo na dieta é uma causa muito comum de nódulos.

“A maioria dos nódulos da tireoide podem ser encontrados durante um exame físico de rotina. Depois do diagnóstico, é preciso realizar testes de laboratório para saber se o nódulo é hiperfuncionante (produtor de muito hormônio tireoideano, chamado de “nódulo quente”) ou hipofuncionate (não produtor de hormônio tireoideano, chamado de “nódulo frio”)”.

No entanto, esses testes não são suficientes para descartar um câncer de tireoide. Para reunir mais informações sobre o nódulo, o médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames:

Bópsia aspirativa por agulha fina: usa-se uma agulha fina para remover células ou amostras de fluido do nódulo. Este teste é muito preciso para a identificação de nódulos cancerosos ou “suspeitos”.

Ultra-sonografia da tireoide: é realizada para obter um retrato exato da tireoide e ver se o nódulo é sólido ou preenchido com fluido (cisto). Embora esse exame não possa dizer se o nódulo é canceroso, é muito útil para guiar uma agulha usada para aspirar as células do nódulo. Este procedimento é chamado de “punção aspirativa guiada por algulha fina”.

A causa da maioria dos nódulos benignos não é conhecida (Foto: Divulgação)

Cintilografia de tireoide: utiliza uma pequena quantidade de iodo radioativo e uma câmera especial para obter uma imagem da tireoide e saber se o nódulo é hipo ou hiperfuncionante. O nível de atividade pode fornecer pistas para saber se ele pode ou não ser câncer de tireoide. Este procedimento geralmente é feito quando o seu médico suspeitar que você possa ter um nódulo quente.

Tratamento

Segundo Penna, o tratamento depende do tipo de nódulo da tireoide. “Há a necessidade de uma remoção cirúrgica da tireoide para nódulos cancerosos ou suspeitos. Após a cirurgia, terapia com iodo radioativo pode ser usada para destruir quaisquer células tiroideias remanescentes.

Outros tipos de nódulos, mesmo quando eles não são cancerosos, precisam ser removidos quando ficam muito grandes e causam problemas para engolir ou respirar” finaliza.