Esporte

Entrega de Kits da Corrida Uphill Tepequém encerra hoje

Neste ano foram inscritos na prova 350 pessoas de diferentes idades

As entregas dos kits da Corrida Uphill Tepequém que começaram nesta segunda-feira, 17, encerram hoje, 18, já o congresso técnico está marcado para quarta-feira, 19.

O percurso da corrida pedestre será de 10 km como principal característica a subida. O local da prova será a Serra do Tepequém, localizado no Município de Amajari, Norte de Roraima no dia 22 de setembro, próximo sábado, portanto, com largada marcada para as 16h no Entroncamento Tepequém/Trairão. 

A retirada dos kits dos atletas pode ser feita das 10h às 19h desta terça-feira, 18, na Loja Word Tennins, localizada na avenida Ville Roy, 3612, Loja B, bairro Aparecida. O Congresso Técnico será amanhã, 19, na Perin Veículos, às 18h30, na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 632, Centro.  O telefone de contato para mais e/ou outras informações é o (95) 3624-6004.

Esta será a segunda edição da corrida que conta com 350 atletas inscritos entre homens e mulheres de diversas idades. Dentre os participantes deste ano, a maioria são amantes das corridas de rua e até mesmo atletas profissionais de fora do Estado que desafiam uma prova que tem elevação de 530 metros de uma serra que ultrapassa 1.119 metros de altitude, um dos principais pontos turístico de Roraima.

Em 2017, foram 324 inscritos no qual o evento levou 500 pessoas para Tepequém, sendo 114 de outros estados, além dos turistas que normalmente freqüentam a localidade para visitar cachoeiras, fazer trekking até o platô ou simplesmente descansar nos fins de semana e feriados. Um dos organizadores da Uphill, Hélio Zanona, frisou que dos participantes que foram especificamente para a corrida na primeira edição, 83% ficaram hospedados em pousadas por uma ou mais noite.

Cada um gastou, em média, R$493,00 durante o evento, o que totalizou um movimento de R$247 mil injetados na economia daquela comunidade. Para que o esporte ande alinhado com o turismo, o número de vagas disponibilizadas respeita a estrutura turística da comunidade, observando a capacidade hoteleira em receber os turistas nas pousadas e áreas de camping, além da estrutura do comércio, bares e restaurantes.

Promovido pela empresa Makunaima Expedições, com apoio da iniciativa privada, a corrida atrai turistas e atletas de outros Estados, principalmente do Amazonas. Zanona disse que tudo é planejado junto com a comunidade, que passou a perceber a importância da corrida não só para fomentar o turismo, mas principalmente criar uma consciência de organização de atividades sustentáveis para gerar emprego e renda, além do retorno social. 

“No ano passado, os organizadores fizeram duas oficinas profissionalizantes com os moradores, doaram um fogão para a escola preparar merenda escolar e 24 itens de materiais esportivos para os alunos”, disse Zanona.

A premiação é planejada para respeitar a cultura local que transitou da exploração do garimpo de diamantes, na década de 40, para a prática sustentável do turismo nos dias atuais. A Categoria Diamante Bruto, para atletas de 18 a 59 anos, faz uma referência ao diamante que é encontrado na natureza e que ainda irá passar por um processo de lapidação. A Categoria Brilhante, só para atletas com 60 anos ou mais, diz respeito ao diamante que passou pela mais eficiente forma de corte, com maior brilho.

A Categoria Picuá é destinada para revezamentos. Picuá é o nome do pequeno objeto onde são armazenados os diamantes encontrados por um garimpeiro. Os troféus são em madeira reaproveitada de desmatamento, feitos por um escultor da comunidade e que simbolizam um corredor em busca de seu diamante.