Cotidiano

Escola recebe atividades que orientam para o combate

Estudantes da Escola Estadual Fagundes Varela recebem ações do projeto “Educar é Prevenir” até a próxima sexta-feira.

O Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vitimas de Tráfico de Pessoas, da Assembleia Legislativa, iniciou mais uma edição do projeto “Educar é Prevenir”.

A ação iniciou nesta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26) na escola Estadual Fagundes Varelas, localizada no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, onde serão realizadas ações de prevenção junto à comunidade escolar.

De acordo com o coordenador do projeto, Felipe Santos, esse trabalho ajuda a identificar possíveis vítimas e alertar os jovens sobre os perigos existentes dentro e fora dos muros da escola.

“Continuaremos com o trabalho na prevenção, atendimento e encaminhamento das vítimas de tráfico de pessoas e suas modalidades”.

Nesta segunda-feira houve a entrega do material utilizado nas atividades, como os folhetos, cartazes, caixas-jaulas (usada para simular uma pessoa presa), banners e vídeos informativos.

O cronograma segue nesta terça-feira, com a capacitação da comunidade escolar sobre tráfico de pessoas, tipos mais comuns deste crime e legislação. As palestras serão ministradas pela manhã, das 10h30 às 11h30, e à tarde, das 16h30 às 17h30.

Participam desta primeira ação o corpo gestor, equipe de apoio e os professores. As informações serão repassadas pelos docentes aos estudantes em sala de aula na quarta e quinta-feira.

O encerramento do projeto será na sexta-feira, a partir das 16h30, com a presença de representantes da Rede de Proteção, apresentação de trabalhos e uma roda de conversa.

PROJETO 

Lançado em junho de 2016, o projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Roraima por meio da Procuradoria Especial da Mulher já percorreu 25 escolas na Capital e no Interior do Estado, com palestras educativas e orientações a servidores e estudantes. A equipe é composta por advogados, internacionalista, enfermeira, assistente social, psicólogo e grupo de apoio.