Cotidiano

Escolas ainda não terminaram ano letivo de 2018

Pais de alunos reclamam que medida tem prejudicado andamento dos estudos dos filhos

Moradores de Mucajaí acionaram a Folha nesta terça-feira, 12, para reclamar da interrupção do ano letivo de 2018 de algumas escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que as aulas voltassem em fevereiro deste ano, porém, ainda não foram retomadas e não há previsão que se iniciem.

A informação foi repassada por pais de alunos que se dizem preocupados com o estudo dos filhos. Um representante do grupo, que preferiu não se identificar, informou que a Prefeitura de Mucajaí interrompeu as aulas das escolas do interior nas localidades de Samaúma, Vila Nova, Vila da Penha e outras regiões, o que atinge principalmente os alunos do 5º ano.

“Os estudantes estão prejudicados por que não tem como pedir transferência para as escolas da rede estaduais, por não terem concluído o 4º bimestre de 2018 na rede municipal”, afirmou o representante.

A Prefeitura de Mucajaí teria então realizado uma reunião com os pais para falar da paralisação. “Disseram que as aulas retornariam em 04 de fevereiro de 2019 para concluir o ano letivo de 2018. No entanto, a Prefeitura alegou que não tinha dinheiro para pagar os transportes escolares e os servidores das escolas municipais”, informou.

“Acontece que nessa reunião a Prefeitura de Mucajaí tentou coagir os pais com palavras dizendo que eles não poderiam fazer nada, que a Prefeitura tinha conseguido autorização judicial e que o Ministério Público estava de pleno acordo para interromper o ano letivo”, completou a fonte.

O representante disse ainda que tentou argumentar com a Direção da Escola Municipal da Vila Samúma, questionando quando as aulas iriam começar. “Ela nos informou que não sabe e que não tem nenhuma perspectiva das aulas retornarem. Não é justo que a má administração da Prefeitura prejudique milhares de crianças. Queremos divulgar essa denúncia para ver se alguma autoridade tenha a boa vontade de fazer alguma coisa”.

OUTRO LADO – A FolhaWeb tentou entrar em contato com a Prefeitura de Mucajaí e aguarda retorno.