Cotidiano

Escolas ainda não terminaram ano letivo de 2018

Informação foi repassada por pais de alunos que se dizem preocupados com o estudo dos filhos

Moradores de Mucajaí procuraram a Folha nessa terça-feira, 12, para reclamar da interrupção do ano letivo de 2018 em algumas escolas da rede municipal. A expectativa era de que as aulas voltassem em fevereiro deste ano, porém ainda não foram retomadas e não há previsão que se iniciem.

A informação foi repassada por pais de alunos que se dizem preocupados com o estudo dos filhos. Um representante do grupo, que preferiu não se identificar, informou que a Prefeitura de Mucajaí interrompeu as aulas das escolas do interior nas localidades de Samaúma, Vila Nova, Vila da Penha e outras regiões, o que atinge principalmente os alunos do 5º ano.

“Os estudantes estão prejudicados porque não têm como pedir transferência para as escolas da rede estadual, por não terem concluído o 4º bimestre de 2018 na rede municipal”, afirmou.

A Prefeitura de Mucajaí teria então realizado uma reunião com os pais para falar da suspensão. 

“Disseram que as aulas retornariam em 4 de fevereiro de 2019 para concluir o ano letivo de 2018. No entanto, a prefeitura alegou que não tinha dinheiro para pagar transporte escolar e aos servidores das escolas municipais”, informou.

“Acontece que, nessa reunião, a Prefeitura de Mucajaí tentou coagir os pais dizendo que eles não poderiam fazer nada, que o município tinha conseguido autorização judicial e que o Ministério Público estava de pleno acordo para interromper o ano letivo”, completou.

O denunciante disse ainda que tentou argumentar com a direção da Escola Municipal da Vila Samúma, questionando quando as aulas iriam começar. 

“Ela [a gestora] nos informou que não sabe e que não tem nenhuma perspectiva das aulas retornarem. Não é justo que a má administração da prefeitura prejudique milhares de crianças. Queremos divulgar essa denúncia para ver se alguma autoridade tem a boa vontade de fazer alguma coisa.”

OUTRO LADO – A FolhaWeb entrou em contato com a Prefeitura de Mucajaí, mas não houve resposta.