Cotidiano

Escolas públicas têm até fim do mês para escolha de livros

MEC abriu prazo para que as instituições de ensino definam quais as obras literárias que serão adotadas pelos alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio

As escolas públicas em todo o país têm até o fim deste mês, dia 31, para realizar o registro das obras literárias que serão utilizadas pelos alunos e acervo da biblioteca. A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD 2018) do Ministério da Educação (MEC).

A medida visa atender os alunos na educação infantil, da creche e pré-escola; alunos nos anos iniciais do ensino fundamental do 1º ao 5º ano e escolas com alunos do ensino médio. As instituições comunitárias e sem fins lucrativos, que forem conveniadas com o poder público e se incluam nos critérios do PNLD também podem participar da escolha dos livros.

As escolas podem escolher acervos para sala de aula para os alunos nas creches, pré-escola e anos iniciais; acervo para biblioteca e dois livros por aluno aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que as escolas podem definir as obras literárias, assim como acontece com o material didático.

Para participar da escolha é necessário que o gestor da escola acesse o sistema ‘PDDE Interativo’, uma ferramenta de planejamento escolar disponibilizada pelo MEC. O sistema disponibiliza uma chave de acesso, que relaciona todas as obras literárias disponíveis.

A chave deverá ser de confiança do diretor e repassada aos professores para acessarem os livros literários. Quem estiver em dúvida do procedimento pode ainda acessar um guia digital do sistema no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no endereço: http://www.fnde.gov.br/. Segundo o MEC, o material contém resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para a edição de 2018 do PNLD, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

EDUCAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL – Para facilitar a decisão, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) garantiu que vai auxiliar as escolas sobre o processo de escolha dos livros e sobre o sistema do PNLD Literário 2018. “O objetivo é garantir a participação do professor na escolha do material adequado à realidade da escola e dos alunos”, informou a Seed.

A gestão ressaltou ainda que obras literárias escolhidas devem atender tanto o aluno individualmente quanto a estrutura escolar, considerando a quantidade de livros que serão adquiridos conforme cada categoria.

A Folha também entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber como será feito o processo de escolha das obras literárias, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria.

ENSINO PÚBLICO FEDERAL – O professor Everton José, coordenador geral de Educação Básica do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), informou que houve um problema na inserção da unidade de ensino no sistema no prazo previsto, que se encerrou no dia 17 de outubro.

A instituição afirmou que fez todo o processo de levantamento, junto com os docentes, para escolher os livros didáticos e literários, porém, ainda não conseguiu ter acesso ao sistema PDDE Interativo.

“Nós já entramos em contato com o Ministério da Educação, que estão cientes do problema e estão tentando resolver. É uma pena, mas não vamos desistir. Vamos continuar tentando escolher os livros, já que o prazo vai até o dia 31 de outubro”, ressaltou o coordenador. (P.C)