Cultura

Escritor disponibiliza contos literários em blog

Depois do formato impresso, escritor lança contos literários na web

Os contos literários A barata (2009), Olho mágico (2010), T (2017) e O plagiador (2018) do escritor e professor universitário Simão Farias estão disponíveis na web. Os três primeiros foram publicados em livro impresso e agora estão disponíveis no blog do escritor. O conto O plagiador é inédito e também pode ser lido gratuitamente.

Simão Farias é professor do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Roraima.   Segundo ele, a seleção dos contos partiu de comentários de leitores a respeito das tramas e de suas resoluções.

“Acredito que os leitores também consideraram o teor crítico dos textos. Uma crítica subliminar ou declarada de nossa sociedade e do nosso mundo” relata.

O conto ‘A barata’ trata da aparição inusitada do animal enquanto a patroa discute com sua empregada. Enquanto ‘Olho mágico’ narra o cotidiano de uma senhora que vigia seus vizinhos surpreendida com seus preconceitos.

Contos literários podem ser lidos em blog gratuitamente (Foto: Divulgação)

 A história de ‘T’ envolve a busca por um personagem em meio às catástrofes climáticas no planeta. O conto mais recente O plagiador aponta as tentativas de um médico legista em descobrir as causas das explosões de corpos num necrotério.

 “O conto como os anteriores representa conflitos sociais com os quais temos de lidar para nos reconhecermos humanos. O Brasil passa por um processo nos últimos dois anos que nos impele a repensarmos nossa personalidade individual e coletiva. Acredito que o texto literário convida o leitor a um enfrentamento de questões pertinentes aos personagens e aos seres humanos. Assim como o título de um conto precisa instigar e não revelar todos os segredos, assim como sua história”.

Os melhores contos de Simão Farias Almeida estão disponíveis em meublogsimao.blogspot.com. No blog do escritor, também estão disponíveis gratuitamente romances, livro ilustrado, roteiros de cinema e artigos de opinião. Os leitores também podem acompanhar as produções do escritor no Instagram @simao.fal.

Os textos estão publicados no blog do autor (Foto: Divulgação)

Simão Farias  já lançou catorze livros em formato e-book e impresso, entre eles seis de ficção. Os mais recentes são ‘Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais’, ‘Romance’ e ‘A cobertura jornalística de mudanças climáticas em Roraima’ todos lançados em 2018.