Saúde e Bem-estar

Especialista alerta para o cuidado com a saúde nesta época

O médico Otorrinolaringologista Mauro Schimdt, recomenda que os pais devem hidratar bem a criança com água ou sucos naturais e lavar os olhos com soro fisiológico

Apesar das campanhas veiculadas nos meios de comunicação e alertas contra as queimadas, os problemas respiratórios em decorrência dessa prática ilegal e da poeira, comuns nesta época do ano em Roraima, continuam fazendo como principais vítimas as crianças e idosos.

Como forma de prevenção à saúde das crianças e também dos idosos, o médico Otorrinolaringologista Mauro Schimdt, recomenda que os pais devem hidratar bem a criança com água ou sucos naturais e lavar os olhos com soro fisiológico.

“O primeiro passo é evitar ruas, avenidas ou lugares onde haja cheiro de queimada, onde você corre o risco de inalar essa a fumaça e piorar sua asma, bronquite, renite e até adquirir conjuntivite, porque entra corpo estranho no olho”, ressalta Mauro.

O especialista, alerta quem vive próximo a essas áreas de incêndios também devem tomar algumas medidas de proteção. Fechar janelas e portas e umidificar o ambiente de casa é uma das alternativas para proteger a saúde. Todo cuidado é necessário para prevenir uma série de doenças causadas pela exposição das pessoas às nuvens de fumaças

 “A poluição atmosférica é a mais tóxica e nociva a saúde da criança e idoso. O ideal é que a limpeza da casa seja feita com pano umedecido, aspirador de pó, evitar varrer, pois espalha a poeira para debaixo dos móveis ou para cima deles”, afirmou.