Cotidiano

Especialista dá dicas de segurança residencial

Além da premissa básica de trancar portas e janelas, diálogo com vizinhos e iluminação externa são fundamentais para diminuir riscos de furtos em casas que ficam vazias durante feriadão

O desejo de aproveitar o feriado prolongado que começa na quinta-feira, 15, e vai até terça-feira, 20, pode deixar o roraimense preocupado devido à onda de violência registrada nos últimos meses no estado. Segundo especialistas, é importante manter a atenção nas residências que ficarão vazias nesse período, tomando cuidados simples e dão essas dicas. 

Além da recomendação básica de trancar portas e janelas, diálogo com vizinhos e iluminação externa durante a noite são fundamentais para diminuir riscos de furtos em casas vazias durante viagens.

Segundo o coronel da Polícia Militar, bacharel em direito e especialista em ciências criminais, Jurandir Rebouças, é muito comum quando pessoas viajam deixar a luz de dentro da casa ligada, o que é um erro tanto na residência que fica para trás, quanto nos próprios sítios, que costumam ser o destino de viagem do roraimense. 

“Um erro muito comum que acontece é de deixar as luzes de dentro de casa ligadas e as de fora desligadas. Eu mesmo vejo muito isso em sítios, no interior. Isso é um erro, pois você não consegue ver o lado de fora, dando margem para um infrator poder observar, e quem está em casa fica vulnerável a quem está do lado de fora. E isso se aplica também na própria casa que fica para trás”.

Para que as luzes da parte externa da residência fiquem ligadas durante a noite que os moradores estarão fora, a comunicação entre vizinhos é fundamental. Eles podem não apenas ligar as luzes durante a noite, ou alimentar algum animal doméstico que ficou em casa, mas também vigiar quaisquer movimentações estranhas.

“Comunicar vizinhos, pelo menos alguém de confiança que more por perto, é importante, pois como aquela pessoa sabe que você estará fora, ela vai suspeitar ao ver ou ouvir qualquer movimentação na casa. O reflexo será chamar a polícia imediatamente ou pelo menos deixar ele em modo de alerta”, explicou o coronel e especialista em ciências criminais.

Por fim, Jurandir Rebouças destacou que, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a responsabilidade pela segurança pública é dever do Estado, direito e dever de todos, significando que o cidadão possui o seu dever de garantir a segurança do que está portando, por se tratar de um dever macro da esfera pública e micro do indivíduo. (P.B)