Entretenimento

Especialista orienta programação de atividades para crianças

Segundo a especialista Jussara Barbosa, a programação em família ainda é a melhor opção.

Yara Walker

Colaboradora da FolhaWeb

Durante todo o ano as famílias seguem uma rotina e correm contra o tempo para ir ao trabalho, escola, esporte e atividades extracurriculares.

Com a chegada das férias escolares, muitos pais enfrentam dificuldades de conseguir gerenciar o tempo das crianças, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres. No início do ano muitos pais voltam a rotina, mas os filhos ainda estão em recesso escolar.

Segundo a psicopedagoga,Jussara Barbosa,  as melhores opções para que a criança não fique entediada são as programações em que toda a família pode participar.

“Nesse período de férias é importante que os pais tenham um planejamento por antecedência sobre quais atividades devem promover aos filhos. Porque é adaptação, pois se os pais estão trabalhando ou se já voltaram a rotina profissional precisam incluir um horário para as atividades fora de casa com os filhos, para andar de bicicleta, ir à praça, ao cinema,realizar atividades voltadas à família”, orienta.

Ainda de acordo com a psicopedagoga este período é essencial para fortalecer laços familiares. Mas alerta para  atividades prejudiciais às crianças.

“O que pode ser prejudicial é quando sem planejamento as crianças e adolescentes ficam reféns da tecnologia e passam muito tempo no celular. Os horários de sono também são afetadas. Não é recomendável também realizar atividades de reforço escolar nas férias. Os pais podem incentivar a leitura ou jogos lúdicos para estimular a criança. Férias é um período de descanso e momentos em família” , afirma.