Cotidiano

Especialistas afirmam que acesso à consulta continua sendo problema

O médico Rômulo Ferreira, da Clínica Oculistas Associados, afirmou que a visita periódica pode evitar doenças silenciosas, como a catarata e o glaucoma

No domingo, 07, foi comemorado o Dia do Oftalmologista e o Dia Nacional da Saúde Ocular. Em Roraima, cerca de 20 médicos oftalmologistas atendem à população, sendo que, mais da metade oferecendo serviços também na rede pública.

Um destes profissionais é o médico Rômulo Ferreira, um dos idealizadores da Clínica Oculistas Associados de Roraima, criada há mais de 30 anos. Nascido em Manaus, o especialista se profissionalizou na área no Rio de Janeiro e São Paulo há quarenta anos, mas informou que o aprendizado precisa ser constante, com cursos e especializações na área.

“É uma especialidade muito difícil e precisamos de constantes especializações. Hoje, com a tecnologia, as pessoas pesquisam antes e vem à consulta já tendo um conhecimento sobre o assunto”, disse.

Porém, para Rômulo, a principal dificuldade encontrada em Roraima é a grande demanda e o número reduzido de especialista. Para ele, a população enfrenta dificuldades no acesso ao serviço, e muitas vezes, espera para marcar uma consulta.

“A maior complicação que eu vejo é a dificuldade que as pessoas têm em conseguir acesso ao serviço público. E não depende muito de nós, dos profissionais, depende mais da gestão pública, mas não estou querendo criticar ninguém, somente que um sonho nosso é ver as pessoas tendo acesso mais fácil e que as consultas fossem marcadas mais rápidas”, informou.

De acordo com Rômulo, a dificuldade do acesso pode acarretar na piora dos sintomas das principais doenças que atingem os olhos, como o glaucoma e a catarata. “Uma pessoa fica cega a cada minuto por glaucoma no mundo. O glaucoma é uma doença no nervo ótico e se nós não descobrirmos no início, nós não vamos ter sucesso depois. Ela é difícil da pessoa notar, pois o glaucoma não tira a visão frontal, mas lateral e por isso se torna difícil de tratar. Vai a cada dia fechando e depois chega um dia que a pessoa não ver mais”, esclareceu o profissional.

VISÃO PARA TODOS – Em razão da dificuldade de acesso, a gestão do Oculistas Associados realiza o programa “Visão para Todos”, que oferece consultas com um preço reduzido para a população. Rômulo explicou que o projeto foi idealizado para ocorrer por um período menor de tempo, somente nas sextas e sábados, mas devido a procura, a equipe ampliou os dias de atendimento.

Agora, quem desejar, pode fazer a adesão ao programa durante todos os dias da semana, bastando apenas solicitar o serviço na recepção da empresa, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata.

“Quem quiser aderir, nós fazemos a adesão com a mesma performance e todos os aparelhos. Pode vir uma pessoa que tenha condições financeiras, nós não fazemos objeção. É uma maneira ética, reduzindo um pouco o preço da consulta, para todo mundo conseguir pagar e ter acesso. Tem que oferecer o melhor para todo mundo”, pontuou.