Cotidiano

Estácio oferece atendimento gratuito para Declaração do IR

Contribuinte deverá levar declaração do ano anterior e os comprovantes de rendimentos obtidos em 2017, além dos comprovantes de despesas pagas no período

Se você ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda e tem alguma dificuldade para isso, o Centro Universitário Estácio em Roraima está auxiliando o preenchimento da declaração de forma gratuita.

Devem realizar a declaração todos aqueles que ganharam em 2017 mais de R$28.559. O prazo final para envio é até 30 de abril deste ano.

Atendimentos são realizados no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 no campus da Estácio na rua, Jornalista Humberto Silva, 308, bairro União. Os atendimentos tiveram início nessa segunda quinzena de março e seguem até final de abril.

O NAF oferece serviços para comunidade, como verificação de CPF, agendamento para atendimento na Receita Federal, atendimento para o MEI (Microempreendedor Individual).

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Rubens Savaris, a tabela do imposto de renda não sofreu alterações em relação ao ano de 2016. Assim, para realizar o serviço o contribuinte deverá levar declaração do ano anterior e os comprovantes de rendimentos obtidos em 2017, além dos comprovantes de despesas pagas no período.

“Para enviar a declaração de IR o contribuinte também deverá levar o CPF dos filhos maiores de oito anos no caso de ser dependente, e neste ano, também é importante informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo) dos veículos e matrícula dos imóveis”, explicou.

Atualmente, o atendimento é realizado por professores do curso de Ciências Contábeis da instituição. Os acadêmicos do curso passaram por treinamentos para saber todos os processos de envio do IR. O professor Rubens conta que além dos atendimentos realizados no NAF a equipe realizará mutirões de atendimentos em outra localidades.

“Vamos realizar um mutirão no dia 28 de abril, das 9 às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio”, informou o coordenador.

#estácio-rr