Esporte

Estadual de Futebol começa neste sábado com dois jogos 

A competição será feita em dois turnos.

Finalmente chegou o grande dia. A disputa do Campeonato Roraimense Profissional começa em definitivo neste sábado, 16, com dois jogos que abrirão a briga pelo título estadual 2019 no Estádio Ribeirão, palco que receberá todos os confrontos nos sábado e terças-feiras subsequentes. 

Enquanto em outros estaduais pelo país a fora já estão nas fases decisivas, em Roraima a bola irá rolar pela primeira vez no Estadual 2019. Neste ano a briga pelo título será feita entre seis clubes. São Raimundo, atual campeão e um dos favoritos a levantar o caneco.  Além dele, estarão na disputa: Náutico, Atlético Roraima, Baré, Rio Negro e GAS (Grêmio Atlético Sampaio).

Abrindo a competição neste sábado, quem se enfrenta é o Rio Negro e Atlético Roraima às 17h. Na sequencia entram em campo Náutico e Baré que duelam em busca de seus primeiros pontos no Estadual.  

A continuidade e o fechamento da rodada será dado na terça-feira, 19. No referido dia, GAS e São Raimundo estreiam na competição às 18h30 e na sequência, as 20h45 o duelo fica por conta de Baré e Rio Negro.

FORMA DE DISPUTA

A competição será feita em dois turnos. O primeiro será disputado entre as seis equipes que jogarão entre si, sendo que os dois mais bem pontuados fazem a final em jogo único valendo o troféu da primeira parte do Estadual. A vantagem na decisão será do maior pontuador na fase classificatória, que entrará em campo com a vantagem do empate.   

No segundo turno, a pontuação é zerada. O returno será feito com as seis equipes divididas em duas chaves. O campeão do primeiro turno será o cabeça de chave do Grupo A e o vice encabeça o Grupo B.

Os dois melhores de cada grupo se enfrentam na semifinal: (1ºA x 2ºB) E (1B x 2ºA). Os vencedores decidem o returno do Estadual.

O título de campeão do Campeonato Roraimense será feita entre o campeão do primeiro e segundo turno. Caso o mesmo clube conquiste o título dos referidos turnos é automaticamente declarado campeão estadual 2019.  

VAGAS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS

A decisão das vagas em competições nacionais da CBF (Confederação brasileira de Futebol) destinada à Roraima, foi decidido entre a FRF (Federação Roraimense de Futebol) e os clubes participantes ficou assim:

O campeão Roraimense disputará o Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil em 2020, enquanto o vice terá direito a segunda vaga do Estado na Série D do Brasileirão e na Copa Verde.

Caso seja aprovado pela CBF, a segunda vaga para Roraima da Copa do Brasil e da Copa Verde de 2019, pertencerá neste específico caso ao campeão estadual roraimense 2019.