Cotidiano

Estiagem reduz 2 metros de nível do Rio Branco em dois meses

Caerr descarta possibilidade de racionamento de água, mas pede apoio da população

Após um inverno intenso, o clima começa a mudar em Roraima. Com a chegada do tempo seco, o roraimense começa a sentir um calor acima da média por conta das chuvas reduzidas.

Um dos pontos que mais demonstram a mudança ocasionada pela variedade climática é o Rio Branco, que está como nível de água cada vez menor.

Desde o mês passado, com o início do período seco, o nível do Rio Branco começou a diminuir. Dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) registrados na tarde deste domingo, 4, apontaram que o rio alcançou a média de 1,21m, o que representou uma redução de 0,85m em comparação com o mês anterior quando o rio estava com 2 metros na estação Boa Vista. Em relação ao mês de setembro, o volume do rio registrou uma diminuição de 2,00m.

Somente nos últimos quatro dias, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) calculou uma queda muito significativa, pois no dia 1º, o nível do rio estava em 1,40m e no dia 4 deste mês, o nível reduziu 0,20m.

O período seco começa em meados de outubro e encerra-se no mês de março. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno o El Niño é esperado e pode afetar o clima regional, com variabilidade na distribuição de chuvas durante o período seco, que começa em meados de outubro e se encerra no mês de março.

O presidente da Caerr, Danque Esbell, esclarece que os números são esperados e mesmo que haja uma redução maior que o esperado no nível de água, medidas preventivas já estão sendo tomadas para evitar um possível caso de racionamento em todo Estado.

“Nós estamos operando dentro da normalidade. Temos um plano de contingência, que construímos desde 2015 e, com isso, tomamos também todas as medidas necessárias para uma eventual estiagem forte e temos todos os mecanismos para operar sem que haja racionamento”, explicou.

O presidente informou ainda que os meios utilizados pela Caerr seriam duas plataformas móveis com bombas reservas, onde numa eventual seca, haveria a transferência da captação de água para a parte mais profunda do Rio Branco. Junto com os meios preventivos, a Caerr orienta também que uma das formas de evitar o desabastecimento é diminuir o desperdício desenfreado de água por parte da população.

Para Esbell, o costume de lavar calçadas, automóveis e deixar registros abertos por muito tempo favorece para que o Rio Branco fique mais seco até que encerre o período de estiagem, que deve durar até abril do ano que vem. “Por mais que a gente esteja preparado, se a população não colaborar conosco, vamos ter dificuldades de abastecer, principalmente nas áreas mais distantes”, completou.

Nos bairros periféricos de Boa Vista e em outras localidades de Roraima que continuam encontrando dificuldades para ter acesso à água, a Caerr garante que já está trabalhando na rede com a perfuração de poços. “Não trabalhamos com a hipótese de racionamento, o que pode ocorrer é uma falta de pressão nas redes devido ao excesso do uso de água. Então é importante que a população esteja consciente porque se não se adequar a isso, os bairros mais distantes vão sofrer com a baixa pressão de água”, enfatizou.

ESTAÇÃO CARACARAÍ – Na estação de Caracaraí, o nível do Rio Branco também tem demonstrado redução, porém, de forma menos acentuada. Em 1º de novembro, o rio marcava 2,10 metro, no dia seguinte já reduziu para 1,98 metros. Ontem, dia 4, o Rio Branco marcava 1,86 metros no município. (A.P.L)