Cotidiano

Estudantes desenvolvem projeto sobre moradia em Roraima

A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes para ser apresentado durante a IV Mostra de Ciências da rede municipal de ensino

A moradia é um direito de todo cidadão que vive em uma sociedade, pois ter uma moradia significa ter uma propriedade fixa. Abordando esse tema, alunos do 1º ano “A” da Escola Municipal Branca de Neve, criaram o projeto “Moradia – Um direito de todos”.

A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes para ser apresentado durante a  IV Mostra de Ciências da rede municipal de ensino. De acordo com a professora, Raquel Ribeiro, o objetivo é debater e conhecer diferentes tipos de moradia, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções e perceber a moradia como direito do cidadão.

“Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos fizeram pesquisas onde foi elaborado um questionário com duas perguntas  para saber qual é o tipo de moradia de cada um” explica a professora.

Além dessa pesquisa feita com os pais dos alunos, as turmas fizeram visitas na Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR. “Na ocasião, o Professor Carlos fez uma palestra com os alunos mostrando umas maquetes sobre os tipos de moradia que existem e também fizemos uma outra visita ao Centro de Acolhimento Fraternidade Sem fronteira, onde a coordenadora Alba mostrou o funcionamento do local e como vivem as pessoas abrigadas ali” disse.

Diante dessas visitas feitas, os alunos puderam compreender que a moradia é um direito de todos independente da posição social que esse ser humano tem. Nesse ano o tema geral da IV Mostra de Ciências da rede municipal de ensino é: “Ciência para redução da desigualdade”

“O projeto “Moradia – Um direito de todos” e sua realização foi de suma importância, pois levou os alunos a compreender que a moradia é um direito de todos e também compreenderam que a desigualdade  sempre existiu, cabe a nós respeitar as diferenças sociais e também as condições de moradia de cada cidadão” disse a professora.

O projeto foi coordenado pelos professores: Raquel Ribeiro (Professora do 1º Ano “A”-Pedagoga), Josuila Ribeiro (Professora de artes), Wilkinson Oliveira(Professor de Educação Física) e Marco Antônio(Cuidador escolar).Tivemos o apoio das gestoras da escola: Leila Pereira e Suelma Oliveira e também das coordenadoras pedagógicas Jamilly Machado e Waldirene Alves.

Os alunos que apresentaram o projeto foram: Alan Felipe Pereira da Silva, Amanda Laryssa Pinho Leite, Davi Ribeiro Mendes, Julia Mirella Cunha Maciel, Laize Vitória Sousa, Marcos Alexandre Paiva Paixão, Vinicius de Jesus do Nascimento, e Tomás Alexsandre Betencourt Perez.