Cotidiano

Estudantes pesquisam impactos do turismo em áreas naturais do estado

A primeira etapa do trabalho aconteceu ontem com a visitação às corredeiras do Bem Querer, no município de Caracaraí

Um projeto de pesquisa acadêmica está investigando quais os impactos ambientais, sociais, culturais políticos e econômicos que ocorrem com a prática do turismo em regiões ambientais no estado de Roraima. E o primeiro local visitado, neste sábado, pelos estudantes e professores do Centro Universitário Estácio e da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) foram as corredeiras do Bem Querer, que ficam no município de Caracaraí, região Sul do estado.

A atividade envolveu professores e estudantes dos cursos de Turismo da Uerr e de Administração da Estácio. A próxima visita será realizada entre os dias 26 e 29 de abril no município de Uiramutã.

De acordo com o professor Bruno Brito, a pesquisa “Impactos multidimensionais em áreas naturais da Amazônia Setentrional: Cenários, dimensões e desafios”, está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Práticas em Gestão do Centro Universitário Estácio em conjunto com o curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

O professor, responsável por aulas que ministra nos cursos de Publicidade e Propaganda, Administração de Empresas e Agronegócios no Centro Universitário Estácio da Amazônia, explica que as belezas de Roraima servem como motivação para que pessoas de todo o país visitem e desfrutem de momentos de lazer e descanso nesses espaços. No entanto, por conta da intensa visitação, muitas vezes esses atrativos turísticos acabam sofrendo diversos impactos.

“O projeto surgiu a partir da preocupação sobre o aproveitamento ambiental dos atrativos turísticos de Roraima. Além disso, interessa-nos saber de que forma os empreendimentos locais compartilham a responsabilidade de promover e utilizar esses atrativos turísticos”, explicou o professor.

Para atingir esse objetivo, o projeto foi divido em etapas. Será necessário historiar as áreas naturais, objeto do estudo, mensurar e caracterizar a natureza da visitação, classificar o perfil do visitante das áreas naturais pesquisadas, caracterizar a infra e superestrutura local que se volta para o aproveitamento turístico das áreas naturais e mensurar e mapear os impactos.

Ao final dessa etapa de visitação, conforme o professor, será construído um relatório de dados e informações capazes de compreender a dinâmica do turismo naquele atrativo, bem como estabelecer marcos referenciais capazes de subsidiar um planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável do turismo em Roraima.