Cultura

Evento relembra trajetória de imigrantes japoneses em RR

Evento é alusivo aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e aos 10 anos da Anir

Nos dias 15 a 25 de novembro, acontece em Boa Vista a 4ª Semana de Cultura Japonesa, promovida pela Associação Nipo-brasileira de Roraima (Anir), com grande programação festiva, cultural e gastronômica. O evento vai acontecer no Roraima Garden Shopping, com atividades culturais voltadas à comunidade e venda de comidas típicas, além de produtos de artesanato.

O objetivo é a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e os 10 anos da Anir. De acordo com a presidente da associação, Elizabeth Mitie Fukuda, o evento traz em si um importante significado, que vai relembrar a trajetória das famílias desbravadoras vindas do Japão, que contribuíram com o desenvolvimento do país. 

“Este é um momento importante para o Brasil e para o Japão, em que vamos relembrar a imigração e os seus resultados após 110 anos. O Brasil e o Japão, apesar de estar fisicamente muito distantes, são muito próximos, especialmente no âmbito econômico e cultural”, disse a presidente.

O Brasil é o país que abriga a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão. São 1,8 milhão de nikkeis (japoneses e descendentes). Neste ano, as comemorações alusivas aos 110 anos da imigração japonesa aconteceram em diversas partes do país onde existe comunidade nikkei. Em Manaus, por exemplo, um evento alusivo contou com a presença da princesa Mako Akishino, neta mais velha do Imperador japonês Akihito.

Em Boa Vista, a programação conta com apresentações culturais de dança, taikô (tambor japonês) e artes marciais, além de oficinas de culinária, origami (arte com dobraduras de papel), língua japonesa e desenho de mangá. Na gastronomia, serão vendidos ao público sushi, tempura, bolinho de salmão, missôshiro e udon.

O evento vai acontecer no Roraima Garden Shopping (Foto: Divulgação/Anir)

A programação também vai contar com mesa redonda com os imigrantes e seus descendentes, exibição de filmes japoneses e uma palestra sobre bolsas de estudos no Japão, ministrada por Sandra Nagase, representante do Consulado Geral do Japão em Manaus (AM).

A ANIR –  Fundada em junho de 2008, a Associação Nipo-brasileira de Roraima foi uma iniciativa da comunidade nipônica em Roraima com o objetivo de disseminar a cultura japonesa e contribuir com a diversidade cultural de Roraima. Na época, o Estado contava com mais de cem famílias de origem japonesa.

Em novembro de 2016, a Anir recebeu a doação de 83.224 dólares americanos do Consulado Geral do Japão para a construção de sua sede. E em 27 de outubro de 2017, foi inaugurado oficialmente o Centro Cultural da Anir, construído em uma área de 3.000 m2, com estrutura composta por duas salas de aula, um hall, uma secretaria, três banheiros, além de um jardim japonês feito com apoio da Prefeitura de Boa Vista.

“Dez anos depois de sua fundação, a Anir está se consolidando como um centro de referência da cultura japonesa em Roraima. No início, sem uma sede, as aulas do idioma japonês eram realizadas na FARES [Faculdade Roraimense de Ensino Superior], onde o diretor, Dr. Mozart nos deu todo apoio. Agora, em nosso centro cultural, os alunos estão mais integrados com os membros da Anir e consequentemente com a cultura japonesa. E muitas outras atividades, como ensaios de dança típica japonesa e taikô estão sendo realizados”, ressaltou Elizabeth Mitie Fukuda.

Para 2019, Anir se prepara para as comemorações alusivas aos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia, ocasião em serão intensificadas as atividades culturais, além da arrecadação de recursos para ampliar o Centro Cultural, localizado na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari.