Cultura

Evento retrata resultados de um ano de

A exposição “Olhares Acolhedores”foi registrada por militares da Força-Tarefa Logística Humanitária e fará um “antes e depois” de Boa Vista. No evento também haverá apresentação da banda de Infantaria de Selva

No último ano, Roraima viveu momentos difíceis se tratando da imigração venezuelana em massa. Acolhimento, cuidados, organização, interiorização, sensibilidade e outros adjetivos fazem parte dessa jornada, que foi registrada pelos militares da Força-Tarefa Logística Humanitária por meio de imagens fotográficas. Para comemorar um ano da “Operação Acolhida”, celebrado no dia 23 de março, esse acervo fotográfico se tornará uma exposição, intitulada “Olhares Acolhedores”, que ficará disponível para visitação na entrada principal do Pátio Roraima Shopping (segundo piso), de 16 a 31 de março. 

A exposição é gratuita e fará uma espécie de “antes e depois” da Operação Acolhida. Nesse último ano, a Força-Tarefa Logística Humanitária aglutinou esforços e conduziu, em todos os níveis (político, estratégico, operacional e tático), pessoas, autoridades, instituições, organismos internacionais, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), as organizações não governamentais de ajuda humanitária e os órgãos de segurança pública, para ajudar na imigração em massa.

Foi assim que nasceu a “Operação Acolhida”, com intuito de oferecer condições dignas aos imigrantes que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Além disso, também foram realizados trabalhos de triagem e identificação, imunização, construção de abrigos, recuperação e ampliação de espaços já existentes, atendimentos médicos, fornecimento de refeições e gêneros alimentícios, bem como apoio logístico ao processo de interiorização dos imigrantes que se encontram no Estado. 

“Essas fotos são uma coletânea de momentos desde o início, quando os imigrantes foram recolhidos da praça Simón Bolívar, passando pelo recadastramento, abrigamento, presença da ONU [Organização das Nações Unidas], e das entidades religiosas que trabalham na coordenação da Força-Tarefa. O objetivo é mostrar esse ‘antes e depois’, como estava Boa Vista e como a cidade se encontra hoje. Sabemos que ainda tem muita coisa a se fazer, mas é importante a população ter conhecimento do que já foi feito, continua sendo feito e o que ainda será realizado”, explicou a coronel Carla Beatriz, uma das responsáveis pela Operação. 

O Sargento Neves é um dos profissionais que terá registros expostos do evento. Para ele, a experiência foi única. “Em diversos momentos pude presenciar a tristeza de pais que choram por não poderem suprir a fome de seus filhos e momentos também de felicidade, onde as mesmas crianças que passavam fome, foram abrigadas e alimentadas”, relatou.

Para coroar a abertura da exposição, haverá ainda no sábado a apresentação da banda de Infantaria de Selva no shopping, a partir das 18h. Para o gestor de Marketing do Pátio Roraima, Victor Araújo, a exposição é uma forma de o Pátio Roraima participar de alguma forma da comemoração da Operação Acolhida, além de ajudar a sensibilizar mais pessoas e motivá-las a ajudar o próximo

“Eu já pude ver algumas fotos e são vários os sentimentos na hora, mas um prevalece: a esperança. Pude conhecer também um pouco mais do trabalho da Força-Tarefa e ver como Boa Vista estava há um ano. Essa sensação que queremos passar a todos que visitarem o shopping: a esperança em um mundo melhor e a fé no ser humano. Os registros devem ser apreciados e nós, do Pátio Roraima, estamos honrados em fazer parte dessa história pela segunda vez”, enfatizou o gestor, lembrando que há um ano a Operação Acolhida também realizou uma mostra fotográfica de início no local.

O QUE: Exposição “Olhares Acolhedores”

QUANDO: de 16 a 31 de março 

ONDE: Espaço Pátio das Artes (entrada principal do Pátio Roraima Shopping)

QUE HORAS: das 10h às 22h

QUANTO: Gratuito

Publicidade