Saúde e Bem-estar

Exames preventivos devem ser feitos uma vez por ano, diz especialista

Outubro é celebrado o mês de combate ao câncer de mama

Outubro é o mês dedicado ao combate do câncer de mama. Para detectar a doença são realizados diversos exames desde o autoexame até o BRCA 1 e BRCA 2. Além de exames complementares de combate a outros tipos de câncer.

O exame BRCA 1 e 2 é um exame genético, que verifica a predisposição que a mulher tem para desenvolver a doença.

“É importante conversar com o médico sobre esse exame, pois é verificado sobre o histórico familiar, entre outras situações”, explicou o bioquímico e citologista Roosevelt Pontes.

O especialista destacou ainda a importância de realizar os exames preventivos de combate a outros cânceres, como por exemplo, o Papanicolau. Tendo em vista, que os três tipos que mais atingem as mulheres são de pele, mama e colo do útero. 

“É importante que a mulher vá ao médico regularmente e faça os exames preventivos em qualquer mês e em todos os anos”, destacou Pontes.

Em relação à idade para realizar o exame, o especialista destacou que é necessário conversar com o médico e que não existe uma idade mínima.

“O recomendado é que a mulher realize o exame Papanicolau assim que iniciar a vida sexual. Quanto mais precoce souber da doença maior são as chances de cura”, disse.

Além dos exames, é importante ter hábitos saudáveis como prática de atividade física, boa alimentação e não está acima do peso.

Apesar de atingir apenas 1% dos homens, o público masculino também deve realizar o exame do toque da mama e ir ao médico frequentemente.

“A prevenção ainda é o melhor remédio. Por isso, é importante que tanto homens, quanto mulheres estejam atentos aos sinais e procurem o médico, caso detectem alguma alteração”, ressaltou.

CÂNCER NO BRASIL- De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país.

Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.


O bioquímico e citologista destacou ainda a importância de realizar os exames preventivos de combate a outros cânceres. (Foto: Nilzete Franco Folha BV) 

Publicidade