Cotidiano

Exército esclarece confusão envolvendo venezuelanos

O órgão afirmou ainda que realizará mais um processo de retirada de imigrantes em situação de rua neste domingo, 9

Em nota encaminhada a imprensa na tarde deste sábado, 8, o Exército Brasileiro, por meio da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima esclareceu os fatos a cerca da confusão envolvendo venezuelanos no abrigo do bairro Jardim Floresta.

De acordo com a nota, no momento do ocorrido, militares da Operação Acolhida realizavam uma ação emergencial de retirada de pessoas da rua, para evitar contato de imigrantes com o cortejo fúnebre de Manoel Siqueira de Sousa, brasileiro morto na quinta-feira, 6, durante confronto com cidadão de nacionalidade venezuelana.

“Ás 11h da manhã, todas as mulheres e crianças, que estavam na rua, foram acolhidas na parte interna do abrigo Jardim Floresta. Os homens seriam alojados em uma igreja próxima, às 14h. No entanto, por volta das 13h, um homem em uma motocicleta ameaçou verbalmente os imigrantes que se assustaram com o barulho do escape da moto e correram para o abrigo como forma de proteção”, ressalta a nota.

Segundo o Exército, diante do pânico criado, os soldados foram orientados a deixar os migrantes entrar para evitar um problema maior e que ao adentrar no abrigo, os homens teriam se armado com pedaços de madeira, pedras e ferros de uma cama elástica que estava desmontada devido a chuva, e correram para o portão para se defenderem,  sendo impedidos pelos militares.

“A Força-Tarefa reforça que em nenhum momento houve invasão do abrigo e que a ação de retirada destas pessoas da rua já estava em processo de finalização, o que pode ser comprovado nas imagens veiculadas na imprensa em que apenas homens adentraram ao abrigo naquele momento”, completou.

Durante o episódio, algumas mulheres acabaram passaram mal, sendo atendidas pela equipe médica da Força-Tarefa. O Exército reforçou ainda que vai realizar neste domingo, 9, mais uma ação de retirada de imigrantes venezuelanos que estão sem situação de vulnerabilidade

“As pessoas serão levadas, voluntariamente, por militares da Força-Tarefa para o Posto de Triagem de Boa Vista (ainda em fase final de construção) para serem cadastradas, passarem por triagem antes de serem abrigadas. Os imigrantes oriundos da Venezuela serão levados aos abrigos da cidade, de acordo com o perfil de cada um dos abrigos e quantidade de vagas disponíveis”, reforçou.

As vagas foram disponibilizadas após o processo de interiorização que aconteceu nos dias 4 e 5, quando imigrantes foram transferidos para outros Estados.

“Por fim, cabe ressaltar que a missão da Operação Acolhida é cooperar com os Governos Federal, Estadual e Municipal com as medidas de assistência emergencial para acolhimento de imigrantes oriundos da Venezuela”, concluiu.

Publicidade