Cotidiano

Exército realiza envio de venezuelanos para Manaus e Cuiabá

A sétima etapa terá conclusão na quinta-feira, 5, com o envio de mais imigrantes para São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal

O Exército Brasileiro concluiu agora pela manhã mais um envio de venezuelanos para cidades brasileiras, o chamado “Processo de Interiorização”. Ao todo, 204 imigrantes foram contemplados, sendo que 180 deles desembarcarão em Manaus (AM) e 24 seguem para a cidade de Cuiabá (MT).

Ao contrário do que havia sido divulgado no processo anterior, realizado no dia 30 de agosto, o envio de hoje corresponde à sétima etapa, já nos novos moldes de intensificação proposto pelo Governo Federal. A ideia é que a cada semana seja realizado o envio de 400 imigrantes voluntários.

A seleção destas pessoas fica a cargo do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), entidade que tem dado suporte humanitário nos abrigos do Estado. A agência faz a identificação do perfil dos interessados, prestando todos os esclarecimentos sobre o processo. O voluntário precisa estar com a sua documentação regular no país e passar por uma série de exames e ações de imunização para seguir viagem.

Na quarta-feira, 5, o processo terá continuidade com o envio de mais venezuelanos para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Até o momento, segundo a Casa Civil da Presidência da República, o Exército já realizou a interiorização de 1.099 imigrantes venezuelanos.

ABRIGOS – Com a intensificação do Processo de Interiorização, espera-se que novas vagas nos abrigos do Estado sejam abertas, resolvendo, em parte, o problema da formação de moradias improvisadas nos arredores destes locais, como tem ocorrido nos bairros Jardim Floresta e 13 de Setembro.

De acordo com o chefe de comunicação social da Operação Acolhida, Major Tássio de Oliveira, os abrigos Rondon 2, que está sendo construído na capital, e BV 8, no município de Pacaraima, estão em fase de finalização. Assim como o Rondon 1, ambos terão a capacidade de acomodar até no máximo 600 pessoas.

“Ambos os abrigos que citei estão em processo de finalização e também existem obras em andamento para a construção do Rondon 3. Dessa forma, a Força-Tarefa permanece empenhada para que as cidades de Boa Vista e Pacaraima possam voltar ao status de tranquilidade anterior ao fluxo migratório, e paralelo a isso, segue a pleno vapor os processos de interiorização”, pontuou.  

*Matéria atualizada às 11h08, com a retificação de informação da data de envio de imigrantes venezuelanos para a quarta-feira, 5.