Cotidiano

Expectativa é superar vendas do ano passado, dizem comerciantes

Vendedores de flores e velas já estão montando barracas em frente ao Cemitério Municipal, garantindo o melhor lugar

Faltam duas semanas para 2 de novembro, Dia de Finados, e a expectativa entre vendedores que costumam montar anualmente barracas em frente ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição é de que haja aumento de vendas em relação ao ano passado, que para muitos dos ambulantes deixou a desejar quando se trata de lucro.

Elzanide Flores, que adotou esse sobrenome por trabalhar em floricultura há décadas, contou que a expectativa de melhora vem devido ao fato de ser ano eleitoral, o que, em sua análise, sempre favorece na venda de produtos. “Eu venho aqui todo dia de Finados há 50 anos. Até mesmo quando morava no interior, arranjava um jeito de vir pra cá no dia para vender flores. O ano passado foi um pouco abaixo do que esperávamos, mas sempre temos boas vendas em anos de eleição, quando o pessoal tá com mais dinheiro no bolso. Ano passado sobrou um certo estoque meu. Esse ano não vai sobrar nada, disso tenho certeza. Até porque estamos com menos flores, então aconselho o pessoal a vir comprar rápido”, afirmou.

A comerciante também comentou que a sua floricultura e de colegas está passando por uma melhora estrutural. E, para ela, a única coisa que falta para que tudo esteja em ordem é a presença de segurança no local. “Estamos melhorando aqui na nossa estrutura, pois agora que precisa de autorização da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional para ter o local para venda, queremos pelo menos deixar tudo caprichado. Em relação ao cemitério, ele está muito bem cuidado e limpo. Nós só esperamos que haja uma guarnição por aqui, é algo que estamos dialogando com a Prefeitura para ter”, comentou.

Outra floriculturista, irmã de Elzanide, Elza Flores, contou que mesmo com vendas boas ou ruins, o feriado de Finados sempre ajuda no crescimento das vendas. “Quem trabalha com flores se programa o ano inteiro para que haja uma boa oferta e variedade delas para oferecer. Independente do quão bom ou ruim sejam as vendas no dia de finados, é um dia que sempre nos ajuda, e muito. Quando se trata do dia de Finados, sempre há alguma forma de se comprar pelo menos uma flor que possa homenagear aqueles que não estão mais entre nós. Então por isso acreditamos que apesar da falta de dinheiro de muitos, ainda será um dia próspero”, comentou;

O pintor e ajudante de construção João Inácio afirmou que, por acompanhar há anos a montagem de barracas em frente ao cemitério, sabe que o ano passado não foi o mais satisfatório. Apesar disso, ele conta que pensa positivo e acredita na melhora desse cenário em 2018.

“Eu sempre ajudo na construção das barracas e também acompanho a venda do pessoal por aqui, pois já fui até segurança da feirinha de finados. Ano passado as vendas foram voltadas mais para velas e flores. Mas este ano, parece que o calor está mais forte, então comércios como de bebidas podem favorecer bem mais neste ano. A expectativa é boa entre todos nós, que estamos aqui ajudando na construção todos os anos”, comentou. (P.B)